Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENTRADA FRANCA

Mini Festival de Natal tem desfile, dança, chocolate, flores e joias

Evento é uma oportunidade de adquirir produtos genuinamente paraenses

Por Valéria Nascimento (SECOM)
05/12/2019 11h30

O Espaço São José Liberto será destino obrigatório para as comemorações de Natal. Começa nesta sexta-feira (6) e segue até o próximo domingo (8), o Mini Festival – Especial de Natal de Chocolate, Flores e Joias da Amazônia, com uma programação para todas as idades. Haverá desfile de moda, danças circulares e muita degustação de chocolate num ambiente harmonioso com o perfume de flores no ar. A entrada é franca.

A menos de 20 dias para o Natal, os visitantes terão a chance de saborear e contribuir com a produção sustentável de cacau e chocolate do Pará, e ainda orquídeas, flores em vasos, plantas para jardim e apreciar a arte refinada das peças únicas do Polo Joalheiro, nesta, que já é a quinta edição do Mini Festival do Chocolate, Flores e Joias em 2019. O evento ocorreu no Dias das Mães, Dia dos Namorados, Verão 2019 e Dia dos Pais.

Estão confirmadas 13 bombonzeiras, além de empresas paraenses de chocolate e produtores de flores e arranjos ornamentais, a exemplo de empreendimentos como a Santa Flora, Natureza Viva, Orquidário Torres, Jubaluba, Terrários Vida no Vidro, Tropisan, Osakada.

Durante o Mini Festival, será possível adquirir as peças originais do Programa Polo Joalheiro, como anéis, pulseiras, brincos e colares, opções interessantes para as compras de final de ano, com design inovador e contemporâneo.

A realização desse trabalho de articulação e estímulo às oportunidades econômicas das joiais, flores e chocolate genuinamente paraenses é das secretarias estaduais de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (Sedap), e de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), em parceria com as secretarias de Turismo (Setur), Cultura (Secult); Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Pará).

“Nossos Minis Festivais são importantes. Além de fazer um grande festival que aconteceu agora em setembro de 2019, nós realizamos os “Minis” para que as cadeias como um todo possam estar cada vez mais representadas, próximas do mercado’’, afirmou o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Hugo Suenaga, que é engenheiro de produção, de formação.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Iran Lima, observou que o cacau, por exemplo, é um produto chave da economia e do mercado de exportação paraenses.

“O papel da Sedeme é fomentar os diversos agentes de nossas cadeias produtivas. Já somos o maior produtor de amêndoas de cacau do país, mas queremos avançar, ir do fruto ao produto final, o chocolate fino, ganhar competitividade nos mercados nacional e internacional. Os Minis Festivais são uma excelente vitrine para a população paraense conhecer o que temos de melhor dentro das oportunidades econômicas do cacau, flores e joias’’ - Iran Lima, titular da Sedeme.

Hugo Suenaga comentou ainda que “em relação ao chocolate, nós conseguimos fomentar esse empreendedorismo que está se formando em volta do cacau”. “O Pará já é um grande produtor de cacau e consegue dessa forma ter vários empreendedores utilizando uma amêndoa de qualidade produzida aqui. O Mini Festival vem para brindar tudo isso, vem para formar o Estado como um grande produtor de cacau e chocolate. E assim conseguir também uma forma de fomentar a cadeia da floricultura. Temos suculentas, flores tropicais, caixa com flores, tudo produzido no Estado'', declarou.

Serviço:

Mini Festival – Especial de Natal. Dias 6, 7 e 8 de dezembro, no Espaço São José Liberto – Polo Joalheiro, na Praça Amazonas, s/n, no bairro do Jurunas, em Belém. As atrações artísticas e culturais vão acontecer sempre a partir das 17h. No sábado (7), haverá Desfile de Moda Design e, no domingo (8), danças circulares.