Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NOITE DE GALA

Baile do Aspirantado 2019 comemora a formatura de 29 novos aspirantes à oficial

Cerimônia ocorreu em Belém e contou com a presença do alto escalão do Corpo de Bombeiros

Por Sargento BM Barreto (CBM)
07/12/2019 08h44

Brilho e confraternização marcaram o Baile do Aspirantado 2019, da turma Capitão QOBM Antônio Vicente Filho (In Memoriam), na noite de quinta-feira (5), no Sesi de Ananindeua, região metropolitana de Belém. Familiares e amigos dos formandos participaram da celebração dos 29 aspirantes à oficial, que teve a presença do alto escalão do Corpo de Bombeiros.

O comandante-geral do CBMPA, coronel Hayman Souza, falou sobre o Baile do Aspirantado, que é um dos momentos mais sublimes da carreira de oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Pará. "Hoje é a celebração de três anos em que estes oficiais foram submetidos às pressões do ambiente acadêmico, mais os desafios impostos pela projeção de carreira, e agora, junto com seus familiares, amigos e aqueles que colaboraram no seu projeto de vida, podem celebrar essa conquista”, disse.

"Hoje é o dia da confirmação de tudo que foi produzido nesses três anos de formação, onde ocorre a desvinculação de aluno e o ingresso ao oficialato do Corpo de Bombeiros", disse o comandante da Academia Bombeiro Militar do Pará/ABMPA, tenente coronel Eduardo Celso. “A formatura e a comemoração com o baile, que é um momento épico do CBMPA, marca a entrega de novos oficiais para servir a sociedade paraense”, completou.

Yara Ferreira dos Santos, primeira colocada no cursoA aspirante à oficial Yara Ferreira dos Santos, primeira colocada do curso, destacou a importância e o significado dessa conquista. "Com passar do tempo, com o desempenho do caráter militar que recebemos dentro da Academia, e sempre fazendo o melhor, graças a Deus consegui chegar a essa colocação”, contou. “Hoje estou com as pessoas que eu mais amo e que mais me ajudaram, me incentivaram a estar aqui, que ombrearam essa luta comigo. Talvez seja a última oportunidade que a gente tenha de festejar juntos, pois, embora estejamos fisicamente distantes, a turma 14 sempre será unida, refletindo isso no melhor serviço para a sociedade”, garantiu.

Após a entrada, pelo tapete vermelho, de todos os 29 aspirantes, Yara foi oradora da turma e fez uma reflexão dos momentos passados na formação, o ônus e o bônus que eles conquistaram, a distância, a saudade de casa, a abdicação de momentos ímpares com a família e ressaltou o sentimento de missão cumprida da turma 14, ao fazerem parte do quadro de aspirantes, se dedicando em fornecer o melhor serviço à população paraense.

Tradicional valsa durante o baileApós os pronunciamentos do comandante da ABM e do comandante geral, todos os formandos e seus acompanhantes dançaram a tradicional valsa.

Estiveram presentes: coronel Sarmanho, diretor de Ensino e Instrução; coronel Oliveira, diretor de Serviços Técnicos; coronel Pinheiro, comandante Operacional; coronel Odivan, diretor de Pessoal, coronel Roger, diretor de Saúde; coronel Marcos, chefe do Gabinete Militar, coronel Furtado, agente de Investigação do Detran; coronel Bentes, diretor do Iesp; os coronéis Freitas, Marcos e Hilberto, da Reserva; além do coronel Dílson Júnior, comandante Geral da Polícia Militar.