Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Projeto Aluno Repórter participa da Festa Literária de Bragança

Flashes ao vivo são enviados para emissoras de rádio da cidade, além de cobertura televisiva do evento

Por Úrsula Pereira (SECULT)
07/12/2019 18h33

Há 11 anos, uma ferramenta de comunicação é utilizada como recurso pedagógico para alunos do Ensino Médio. É o ‘Projeto Aluno Repórter – A Imprensa na Escola Rádio e TV’, que se consolidou como referência no processo educacional de Bragança e outros municípios do nordeste paraense, mobilizando, somente este ano, 125 alunos – vindos de 20 escolas – em suas atividades.

Os idealizadores são os professores e radialistas Beto Amorim e Aylton Rocha e, desde a sua criação em 2008, o projeto integra a programação da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Mutivozes, realizada em Belém. A exemplo da capital, o Projeto Aluno Repórter também está participando ativamente da primeira edição da Festa Literária de Bragança, com flashes ao vivo para emissoras de rádio da cidade e cobertura televisiva do evento, com imagens e informes nas redes sociais.

De acordo com o professor Beto Amorim – queridíssimo pelos alunos – o objetivo do “Aluno Repórter” é desenvolver uma metodologia que utilize o rádio e a televisão em atividades que promovam o desenvolvimento integral dos estudantes. 

“Bragança tem uma tradição na prática radiofônica e, pela minha experiência de 17 anos como radialista, posso afirmar que o rádio transforma, nos faz pensar diferente, nos tornamos mais críticos, sem inibições, além de nos moldar, pois a comunicação moldou o meu caráter, fortaleceu a minha cidadania e o meu senso de responsabilidade com aquilo que eu comunico e é isso que buscamos passar para os nossos alunos”, disse. “Enche meu coração de alegria saber que o que eu aprendi em todo esse tempo de comunicação faz com que descubram e entendam que eles não estão à margem e que podem tudo”.

Toda essa interação da escola com a comunidade incentiva que ‘Aluno Repórter’ permaneça no ambiente escolar, combatendo a evasão, além de trabalhar a leitura e produção textual, pesquisa e capacitação digital.

“Foi um ano de muito aprendizado. Nesse projeto, a gente descobre os nossos talentos, conhece os bastidores do rádio e da televisão, e sente despertar o interesse pelo conhecimento e ânsia por ajudar o próximo, por meio da informação. Sempre desejei ser agrônomo e a minha vinda para o Projeto só me fez descobrir que seguirei meu sonho em paralelo com o rádio”, relatou Luciano Correa, aluno repórter.

A Festa Literária de Bragança é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Associação Sociocultural e Recreativa de Bragança (Ascubra) e apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Fundação Cultural do Pará, Universidade Federal do Pará (UFPA - Campus Bragança) e Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Liceu de Música de Bragança, integrando as políticas públicas de fomento ao livro, à leitura e à difusão das linguagens e expressões culturais e artísticas. 

Serviço:

A Festa Literária de Bragança é parte da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, uma ação do Governo do Pará por meio da Secretaria de Cultura (Secult). Até este domingo (8), de 10h às 22h, no Liceu da Música de Bragança. A entrada é franca.