Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JÚLIA SEFFER

ParáPaz oferta serviços gratuitos aos moradores de Ananindeua

Atendimento foi prestado na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro de Águas Lindas

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
08/12/2019 20h51

Diversos serviços gratuitos foram disponibilizadas pela Fundação ParáPaz aos moradores do Conjunto Júlia Seffer, em Ananindeua, na manhã de sábado (7). Os atendimentos ocorreram na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro de Águas Lindas, e foram realizados de 8h às 15h.

A ação integrada contou com emissão de documento de identidade, certidão de nascimento, consultas médicas com clínico geral e pediatra, além de balcão de direitos e diversos atendimentos através do Tribunal de Justiça do Estado (TJE/PA), como o projeto Pai Presente, da Casa de Justiça e Cidadania (CJC). Criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), se dedica à efetivação do reconhecimento voluntário de paternidade.

O padre José Luís Aguiar, da Paróquia, disse que “além de aproximar a comunidade, a ação ajuda as pessoas a terem acesso à informações e terem consciência de seus direitos, pois muitas vezes elas não sabem onde procurar alguns serviços”. Ele também comemorou o fato da igreja ser contemplada no ano em que completou 10 anos. “Foi um grande presente receber a ação cidadania ainda este ano”, agradeceu.

A aposentada Izabel dos Santos foi até o local com seu companheiro, Ademar Leite, e saíram satisfeitos e sorridentes. “Viemos resolver a nossa união estável, porque quando fomos ao cartório cobraram R$ 349. Hoje fomos muito bem recebidos e já vamos sair daqui com o documento nas mãos sem pagar nada. Estamos muito felizes”, comemorou a dona de casa.

Outra moradora beneficiada com os atendimentos foi Ivonete Pereira, que aproveitou e trouxe a neta de 13 anos para tirar a segunda via da identidade. “Se eu não tirasse aqui, ia ter que levar ela pra Marituba, que é mais próximo de onde eu moro, e além da passagem de ônibus pra lá ainda tinha que pagar a taxa da segunda via da identidade e a gente não tem condições de gastar esse dinheiro”, contou a doméstica.

O desembargador Leonardo Tavares, presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJE/PA), acompanhou a ação integrada e falou sobre a importância das parcerias para o sucesso das ações. “Para sabermos a necessidade das pessoas, precisamos sair dos nossos gabinetes e atender às demandas na rua, pois temos vários projetos que beneficiam a população. Nossa intensão é conseguir mais parceiros, pois assim conseguimos expandir a quantidade de serviços ofertados nas ações”, enfatizou.

A presidente da Fundação ParáPaz também esteve presente e garantiu que a parceria com a paróquia vai continuar. “Conhecemos as necessidades daqui e firmamos um compromisso de voltar e fazer outra ação, pois a comunidade abrange diversas áreas de vulnerabilidade social, e as pessoas precisam muito dessa atenção do governo”, se comprometeu Ray Tavares.