Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NO ESPÍRITO SANTO

Atleta contemplada pelo 'Bolsa Talento' é vice-campeã em competição nacional de natação

Por Paula Portilho (EMATER)
09/12/2019 16h35

A nadadora paraense Estephany Solano, mais um grande destaque na modalidade com o apoio do governo do EstadoA nadadora paraense Estephany Solano, 16 anos, retornou ao Pará com uma medalha de prata conquistada na prova dos 200 metros na modalidade nado borboleta, no Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação - Troféu Carlos Campos Sobrinho, encerrado no último sábado (7), no Clube de Regatas e Natação Álvares Cabral, em Vitória, capital do Espírito Santo. A atleta é contemplada no Programa Bolsa Talento, mantido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

“Estou muito feliz com o resultado de ser vice-campeã nos 200 m nado borboleta nessa competição nacional, representando o clube da Tuna Luso Brasileira e o Pará. Agradeço o apoio da Seel, através do Bolsa Talento”, disse a atleta, que disputou ainda a prova dos 100 nado  borboleta, ficando na sexta colocação.

Com 495 competidores, o evento reuniu 95 clubes de todas as regiões do Brasil, sendo uma realização pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), com apoio da Federação Aquática Capixaba. Foi o encerramento do calendário de competições da modalidade em 2019.

“A família, a equipe e os amigos estavam com muita expectativa, principalmente no nado borboleta, onde ela se destaca. E foi uma alegria muito grande para todos nós quando ela conseguiu o segundo lugar no pódio”, contou Vera Cristina Solano, mãe da nadadora.

Estephany Solano no segundo lugar do pódio no Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação

Estímulo ao esporte - O Programa Bolsa Talento, do qual Estephany Solano é contemplada, foi criado pela Lei 7.119, de 31 de março de 2008, pelo Governo do Estado do Pará como forma de estimular o desenvolvimento físico, social e psicológico de atletas contemplados em modalidades olímpicas, paralímpicas e amadoras. A partir do projeto foi possível manter e aumentar o número de atletas que representam o Pará em competições nos âmbitos regional, nacional e internacional.

“Essa vitória da Estephany é ainda mais gratificante por ela ser contemplada pelo ‘Bolsa Talento’. A natação paraense sempre teve lugar de destaque no cenário nacional e internacional, tomando como exemplo a nadadora olímpica Mônica, que foi do clube do Remo”, ressaltou o secretário-adjunto da Seel, Vitor Borges, se referindo à Mônica Rezende, maior nome da natação feminina paraense dos anos 1980 e uma das maiores atletas da modalidade em todos os tempos no Pará, tendo  competido nos Jogos Olímpicos de Seul, em  1988.