Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECICLAGEM

Em oficina da Cosanpa, alunos de escola estadual produzem lixeiras ecológicas

Ação ocorreu na Escola Esther Bandeira Gomes, em Belém, e reutilizou pneus que estavam no lixo

Por Tayná Horiguchi (COSANPA)
10/12/2019 10h33

Pensando em ações que podem fazer a diferença para a preservação do nosso planeta, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), em parceria com alunos da Escola Estadual Ensino Infantil e Fundamental Esther Bandeira Gomes, no bairro da Sacramenta, em Belém, produziram, neste mês, lixeiras ecológicas a partir da reutilização de pneus que estavam no lixo.

A reciclagem é um dos pontos que tem sido abordados frequentemente nas atividades socioeducativas desenvolvidas pela equipe técnica social da Companhia em municípios que estão com obras de saneamento em andamento. O objetivo é executar ações que possam contribuir para o bom funcionamento dos sistemas de água e esgoto e, consequentemente, para o meio ambiente. Uma delas é o Comitê Ambiental Escolar, que envolve a criação de um grupo de estudantes para a divulgação de ações de preservação dentro da própria escola. Em Belém, a Escola Esther Bandeira Gomes participa do projeto por conta das obras do Complexo Bolonha – que irá duplicar a capacidade da principal Estação de Tratamento de Água (ETA) da capital.

Os estudantes do Comitê Ambiental Escolar participam de uma programação especial com a Cosanpa e têm a missão de compartilhar o conhecimento que aprenderam com a comunidade escolar. Eles já haviam reciclado garrafões de água e, desta vez, reutilizaram pneus que estavam nas ruas e transformaram em lixeiras ecológicas para a separação adequada do lixo adaptada à realidade da escola.

“Nós só temos à agradecer pelos benefícios que essa parceria nos trouxe durante esses anos, principalmente o sentido da sensibilidade para os nossos alunos quanto à preservação do meio ambiente. Não trabalhou apenas a preservação, mas trouxe disciplina, sensibilidade, afetividade e emoção aos nossos alunos”, declarou a coordenadora pedagógica da Escola, Carla Lobato Teixeira.