Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LITERATURA

Portal do Conhecimento doa livros à Biblioteca Apoena

Por Ailson Braga (IOE)
11/12/2019 10h42

Com uma biblioteca montada na varanda de casa, no município de Augusto Correa, o funcionário público federal aposentado, Wilson da Silva Pereira, de 64 anos, luta com seus próprios recursos para fazer com que estudantes, crianças e jovens, tenham acesso à leitura, informação, conhecimento e cultura.  O local é na verdade um ponto de apoio para comunidade em geral.

A Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) é parceira da Biblioteca Comunitária Apoena desde que o espaço foi criado em Augusto Correa, há quatro anos, e sempre que pode doa de livros para o lugar, como ocorreu na sexta-feira (6). A coordenadora do projeto "Portal do Conhecimento" da Ioepa, Ellana Silva, recebeu Wilson da Silva Pereira e fez a doação de livros para o projeto. “A Imprensa Oficial acompanha a Biblioteca Apoena há anos, e auxilia esse projeto de incentivo à leitura sempre que pode”, disse Ellana.

Wilson da Silva Pereira explicou que Apoena, na língua Tupi-guarani, significa “aquele que enxerga mais longe”. Foi justamente essa a ideia que inspirou o funcionário público aposentado a montar a biblioteca. “Eu queria retribuir as oportunidades que me foram dadas para estudar e chegar a se formar técnico em saneamento, formado pela antiga Escola Técnica Federal do Pará, atual IFPA”, disse.

Nascido no município de Tucuruí, no sudeste do Pará, ele veio morar em Belém ainda criança para estudar e, anos mais tarde, escolheu a cidade de Augusto Correa para instalar o projeto. “Pensei em também possibilitar a outras crianças uma chance de conseguir mais conhecimento e referências e a melhor forma de chegar ao meu objetivo seria por meio dos livros e, para isso, destinei um espaço da minha casa para montar uma biblioteca”, contou Wilson Pereira.

Atualmente, a biblioteca Apoena possui mais de 1.300 livros catalogados, com acervo bem variado. Tem de obras clássicas universais, como “Os Miseráveis”, de Victor Hugo, e “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, até best-sellers como ”A Culpa é das Estrelas”, de John Green. O acervo da biblioteca também conta com títulos da literatura local.

Os frequentadores da biblioteca se interessam especialmente por gibis e livros de estudo das disciplinas do Ensino Médio. “Muitos vão à Apoena para estudar, porque ficam mais à vontade, e também para consultar livros. Eles também podem fazer empréstimos por sete dias, com direito à renovação”, detalhou Wilson Pereira.