Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
POLÍTICA HABITACIONAL

Cheque Moradia beneficia mais de mil famílias de cinco municípios

Algumas das famílias contempladas esperaram durante anos pelo acesso aos recursos do programa

Por Carol Menezes (SECOM)
13/12/2019 23h00

O governador Helder Barbalho e o vice, Lúcio Vale, ao lado de mais uma família contempladaMais de R$ 6,5 milhões em cheque moradia foram entregues pelo governo do Estado a mil famílias doa municípios de Belém (incluindo três distritos), Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará, todos na Região Metropolitana. A solenidade, realizada na noite desta sexta-feira (13) lotou o Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Antes da entrega do cheque moradia, os beneficiados participaram de palestra sobre regras de engenharia.

"Estamos tratando de felicidade, de realização de sonho, de melhoria de qualidade habitacional, de qualidade de vida. O governo precisa estar centrado em atender aqueles que mais precisam. Com estes investimentos são mil famílias contempladas, que aguardavam já há muito tempo", declarou o governador Helder Barbalho.

O governador Helder Barbalho anunciou mudanças para permitir o uso dos recursos para mão de obraO chefe do Executivo anunciou uma complementação à política habitacional para 2020, a partir de um projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), que permitirá o uso dos recursos para custeio de mão de obra - atualmente, o benefício é destinado exclusivamente à aquisição de material de construção. "É um estímulo para a construção civil, que vai fazer circular dinheiro com mais contratações nas comunidades", explicou.

Helder Barbalho e moradora beneficiada, na solenidade realizada no HangarO presidente da Companhia de Habitação do Estado do Pará, José Scaff Filho, confirmou o resgate de processos iniciados ainda em 2007. "O benefício agora chega na ponta, a quem realmente precisa. Só hoje foram mais de R$ 6,5 milhões, fora o que concedemos durante todo o ano. O povo vê uma nova Cohab (Companhia de Habitação do Estado), um novo governo e critérios sérios para essa concessão", reforçou José Scaff.Helder Barbalho, demais autoridades e beneficiários do programa

‘Só felicidade’ - A diarista Maria do Socorro é uma das contempladas, após dois anos de espera. "Não tenho nem palavras; hoje sou só felicidade! Foi tanto tempo ouvindo 'amanhã sai', e nunca que saía. Minha casa finalmente vai sair!", contou.

O aposentado Manoel Andrade esperou por seis anos para ser um dos beneficiados. "Muita alegria em poder fazer a reforma da minha casa", disse ele, sem esconder a emoção.

O Programa Cheque Moradia, que integra a política habitacional do Estado, possibilita a famílias de baixa renda e vulnerabilidade social o acesso a recursos para construção, ampliação ou reforma do imóvel. O Programa também beneficia famílias que perdem suas moradias em incêndios e outros sinistros. A gestão dos recursos é responsabilidade da Cohab.

Também participaram da solenidade o vice-governador Lúcio Vale; o deputado Daniel Santos, presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), e outras autoridades.

Ouça a matéria completa: