Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPETÁCULO

Mostra de Dança Educacional reúne cerca de 400 alunos no Theatro da Paz

Programação tem como objetivo democratizar o acesso à dança como instrumento de transformação social

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
16/12/2019 09h21

Foram mais de 20 coreografias modernas e contemporâneas apresentadasCerca de 400 alunos de escolas públicas estaduais de diversas comunidades de Belém participaram, no domingo (15), da XV Mostra de Dança Educacional, realizada pelo Núcleo de Esporte e Lazer, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O objetivo foi garantir e democratizar o acesso à dança como instrumento de arte e educação.

A apresentação ocorre há 15 anos e, pela primeira vez, ocorreu no Theatro da Paz. Foram cerca de duas horas de encanto proporcionado por quase 20 coreografias modernas e contemporâneas, desde o balé clássico até o regional e os ritmos mais populares, como o hip hop. “É um momento único e fantástico pra esses jovens que estão aqui, mostrando que a dança faz parte da educação desportiva”, explica o coordenador de Esporte e Lazer do NEL/Seduc, Marcley Lima.

O hip hop também teve seu espaço garantido no espetáculoNo palco, o espetáculo nasce com a cena de crianças sonhadoras com um mundo dançante, do balé, do folclore, da dança moderna e todas as formas de expressão que sugerem um mundo colorido, cheio de luz, magia e sustentabilidade. Para cada ritmo, uma junção de braços leves, pernas e movimentos sincronizados que arrancaram suspiros e aplausos da plateia do início ao fim da apresentação.

Gabriela Mendes tem 17 anos e é ex-aluna da Escola Estadual Ulisses Guimarães. Ela dançou ballet clássico misturado com cenas contemporâneas, um aprendizado que ela cultiva há 11 anos, mas que vem sendo aprimorado com as aulas no NEL. “A dança me ensinou a ser mais companheira, compreensiva com as pessoas e a ter disciplina. É uma escola e todo dia a gente está aprendendo”, revela.

A mostra é a culminância do Projeto de Treinamento Desportivo – TD desenvolvido pelo NEL nas escolas estaduais. São crianças, jovens e idosos que praticam as aulas na sede do Núcleo e nos pólos presentes nas comunidades. O evento é idealizado pela coordenadora de projetos do NEL, Ana Cláudia Neves, e organizado pelas professoras da rede estadual Elisângela Beleza, Ana Cleonilce, Deise Dutra e Gisele Rebouças. “É um grande espetáculo, um presente oferecido à instituição Seduc na forma da dança, que trabalha a arte-educação para a população”, comenta Elisângela.

Cissa Vieira tem apenas 13 anos, mas já aprendeu que a dança denominada “devastação” também é uma forma de conscientização. “Precisamos alertar as pessoas sobre o que está acontecendo na Amazônia, que a floresta precisa ser preservada”, alerta a estudante.