Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Curuçá terá o primeiro mosaico de unidades de conservação municipais

Toda a documentação legal para criação das três UCs foi elaborada por equipe do Ideflor-bio

Por Pryscila Margarido (IDEFLOR-BIO)
16/12/2019 20h58

A Prefeitura de Curuçá, no nordeste paraense, homologou a criação de três unidades de conservação municipais, com a assinatura do Decreto n° 082, de 12 de dezembro de 2019, pelo prefeito Jeferson Miranda. Os estudos técnicos biológicos, físicos, socioeconômicos-culturais e fundiários das áreas, assim como toda a documentação legal, foram elaborados pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), por meio da Gerência de Gestão da Biodiversidade (DGBio), que desenvolve o “Projeto de Apoio à Criação de Unidades de Conservação da Natureza Municipais”.

O diretor de Gestão da Biodiversidade do Ideflor-bio, Crisomar Lobato, e autoridades do município mostram o documento de criação das UCsA equipe técnica do Ideflor-bio - composta pelo diretor de Gestão da Biodiversidade, Crisomar Lobato, e a gerente de Sociobiodiversidade, Jocilete Ribeiro -, oficializou a entrega da minuta do decreto, dos estudos, do relatório de consulta pública e de toda documentação necessária na quinta-feira (12), ao prefeito, na sede da Prefeitura local.

Primeiro Mosaico – Com a homologação, o município criará o Parque Natural Municipal Lago Rio Quente, o Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Rancho Fundo e a Área de Proteção Ambiental (APA) Membeca/Valério. Será o primeiro mosaico de UC municipais do Estado do Pará, abrangendo uma área de 360 hectares. Será de extrema relevância para o município, uma vez que a área é ecologicamente importante para a região, destacou o diretor Crisomar Lobato.

Segundo ele, durante o levantamento técnico foi identificado que as áreas, dentro do território municipal, têm vocação natural e socioeconômica para a criação de Unidades de Conservação. “Lá encontramos um lago que é muito interessante, profundo e muito rico em fauna aquática e beleza cênica, o 'Lago Rio Quente', que também possui vocação para o ecoturismo”, explicou o gestor, acrescentando que no Parque Natural Municipal poderão ser promovidas atividades de educação ambiental, pesquisas e, principalmente, o ecoturismo e a visitação pública.O Decreto foi assinado pelo prefeito de Curuçá, Jeferson Miranda

A criação das UC será também uma forma de proteger espécies ameaçadas de extinção, informou o diretor. “Já no Rancho Fundo encontramos espécies ameaçadas de extinção e que ainda podem ser preservadas. No entorno dessas duas unidades de proteção integral estão as comunidades Membeca e Valério, que se mostram interessadas em proteger essas áreas”, ressaltou Crisomar Lobato.

Sustentabilidade – Classificada na categoria de uso sustentável, na APA Membeca/Valério será possível desenvolver diversas ações voltadas à educação ambiental, bem como projetos de agrofloricultura e de desenvolvimento sustentável da fauna e flora da região. “A implementação dessas UCs tem o importante papel de evitar a degradação dos ecossistemas, além de possibilitar a geração de renda com a visitação pública, através do turismo ambiental, melhorando a qualidade de vida das comunidades”, ressaltou a presidente do Ideflor-bio, Karla Bengtson.

Com a parceria firmada entre a Prefeitura local e o Governo do Estado, por meio do Ideflor-bio, a iniciativa vai garantir a preservação dos ecossistemas, nascentes, manguezais e espécies da fauna e flora. “O Ideflor-bio acompanhará todo o processo de criação dessas UCs, além de continuar prestando apoio técnico ao planejamento das ações nas áreas protegidas, em parceria com o município”, acrescentou a gestora. Dentre os benefícios da iniciativa estão a valorização da cultura e do turismo, o fortalecimento do desenvolvimento sustentável da região, investimentos governamentais e privados, além da contribuição para o equilíbrio climático.

A criação das unidades de conservação foi aprovada durante consulta pública realizada no município de Curuçá em 22 de agosto deste ano. O evento foi promovido pela Prefeitura local, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, sob a coordenação da Diretoria de Gestão da Biodiversidade do Ideflor-bio, tendo a participação de moradores, organizações da sociedade civil, ambientalistas e profissionais de diversas áreas.

Etapas do projeto – Desenvolvido pelo Ideflor-bio, o “Projeto de Apoio à Criação de Unidades de Conservação da Natureza Municipais” surgiu a partir da solicitação dos municípios. O Instituto já apoiou a criação de UCs municipais em Juruti, Capanema, Castanhal e Redenção. Atualmente, presta apoio técnico à criação das UCs em Curuçá, Abaetetuba e São João de Pirabas.

As unidades criadas pela Prefeitura de Curuçá têm grande potencial para o turismo sustentávelO trabalho começa pelo reconhecimento da área, e prossegue com estudos biológicos, socioeconômicos e fundiários. Posteriormente, é realizada consulta pública, com a participação da sociedade em geral.

As três Unidades de Conservação municipais estão divididas nas categorias de Área de Proteção Ambiental (APA Membeca/Valério), com 249,70 hectares; Parque Natural Municipal Lago Rio Quente, com 38,35 hectares, e Refúgio de Vida Silvestre (Revis), localizado no Rancho Fundo, com uma área de 72 hectares. Juntamente com a Reserva Extrativista Mãe Grande, as UCs formam um grande complexo de áreas protegidas em Curuçá.