Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FINANÇAS E FAZENDO

Congresso da Secretaria da Fazenda discute gestão no Hangar

Cerca de 200 servidores fazendários participam do evento, entre eles delegados das unidades regionais da Secretaria

Por Ana Márcia Pantoja (SEFA)
19/12/2019 11h36

Começou na manhã desta quinta-feira (19), no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia, o I Congresso de Gestão Fazendária, realizado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) para discutir questões relacionadas a gestão. Entre os assuntos que serão debatidos estão o perfil de liderança, a produtividade como ferramenta de gestão e as formas de melhorar o atendimento ao contribuinte.

Cerca de 200 servidores fazendários participam do evento, entre eles delegados das unidades regionais da Secretaria, escolhidos depois de discutirem, previamente, a pauta do encontro. Também foram convidados representantes dos sindicatos das categorias. 

O evento começou com a  palestra da professora Luciana Ferreira, da Escola de Governança do Pará, sobre “Gestão do conhecimento em organizações”. Em seguida, foram formados grupos para debater os temas, e à tarde haverá a defesa das propostas apresentadas durante os trabalhos.

O secretário da Fazenda, René Sousa Júnior, disse, durante a abertura do encontro, que o Congresso é o momento para que os servidores tenham a oportunidade de refletir sobre as questões fundamentais da gestão fazendária. Ele apresentou alguns resultados obtidos no ano de 2019 e os desafios para 2020, fazendo um agradecimento público aos servidores que conseguiram, com empenho e utilizando métodos diferenciados de trabalho, garantir o crescimento da arrecadação própria, de 9% em termos reais, na comparação com o mesmo período do ano passado, resultado que ele classificou como “extraordinário”.

René Sousa destacou que os desafios da Fazenda Pública são grandes, pois é preciso cumprir a missão de garantir os recursos para os investimentos em obras e serviços públicos. “A missão principal da Secretaria da Fazenda é melhorar a vida do cidadão paraense”, disse. “Todos os servidores tem que se sentir envolvidos nesta tarefa”.