Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

Emater melhora produção de banana em comunidade de Vigia

Famílias agora têm mudas melhoradas, após uso de ferramentas tecnológicas e aperfeiçoamento genético

Por Aline Miranda (EMATER)
19/12/2019 12h11

Famílias de Vigia, na região Guamá, estão substituindo os bananais tradicionais da variedade pacouá, linha “prata”, por mudas melhoradas, desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e distribuídas pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). A troca é acompanhada pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).

 A ação na Comunidade Acaputeua, no km 25 da rodovia PA-140, faz parte do programa multi institucional Pará Produtivo. Na área vivem cerca de 60 famílias, que já trabalhavam com o plantio de banana, porém sem ferramentas tecnológicas ou aperfeiçoamento genético.

A comunidade era uma unidade de observação (uo) instalada em março deste ano com 600 mudas em meio hectare da propriedade do agricultor Manoel Messias. Hoje, a área já é considerada um campo de matriz, para multiplicação por clonagem e contemplação de mais 24 famílias inicialmente selecionadas.

As mudas representam uma produtividade cerca de 30% maior, frutos mais doces, colheita antecipada e resistência à doença sigatoka negra, endêmica no município. A primeira colheita, de meia tonelada, está prevista para janeiro de 2020.

Para o chefe do escritório local da Emater em Vigia, o técnico em agropecuária Ailson Cardoso, o objetivo é “transformar a cadeia produtiva”. “O carro-chefe da fruticultura na comunidade é a banana. Com as mudas melhoradas e os tratos culturais adequados, preservam-se as touceiras e se cria um ciclo de qualidade, com a banana cada vez mais superior à original”, garante.

De acordo com o técnico da Emater, o programa Pará Produtivo repercute na ampliação de mercados, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).