Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PALÁCIO DO GOVERNO

Reunião estratégica avalia metas e resultados de um ano de gestão

Encontro tratou de diretrizes e contas públicas, e contou com a presença do governador Helder Barbalho

Por Luana Taveira (COSANPA)
19/12/2019 19h59

Secretária de Administração, Hana Ghassan, e os gestores do EstadoEquilíbrio de contas públicas, alinhamento das diretrizes, avaliação de dados já obtidos pelo governo e planejamento estratégico de gestão para 2020 foram os principais assuntos abordados na reunião desta quinta-feira (19), entre o governador Helder Barbalho e o secretariado, no Palácio do Governo, em Belém.

A secretária de Estado de Planejamento e Administração, Hana Ghassan, destacou os principais itens da gestão que fomentaram o desenvolvimento do Pará e proporcionaram melhorias para a sociedade. Ela assegurou que isso só foi possível a partir de investimentos e adequações na administração pública estadual. Ghassan enfatizou o objetivo da reunião e os ganhos que o governo já obteve para a população nos últimos 12 meses.

“A reunião foi de avaliação, já que 2019 foi um ano de realinhamento. O balanço que fizemos hoje é de extrema importância, pois vimos através de dados reais os bons resultados já alcançados. Queremos isso, uma gestão de resultados significativos, em que haja a entrega de produtos para a sociedade” - Hana Ghassan, titular da Seplad.

Segurança pública foi um dos principais temas do encontro devido aos resultados positivos alcançados este ano, após investimentos e estudos específicos.

Governador Helder Barbalho e o procurador geral do Estado, Ricardo Sefer“Por isso, é preciso que façamos essa avaliação, para verificar as metas projetadas e se estão sendo alcançadas. No ano de 2019, o foco foi o fator segurança, pois foi um dos maiores problemas deixados pela administração passada, e que atinge não apenas a qualidade de vida da população, mas a questão de empregos, a atração de mais empresas para o Estado, e a saúde, além de uma série de fatores decorrentes. No decorrer do ano, conseguimos diminuir em 30% o número de homicídios, sendo mil vidas salvas em relação ao ano passado”, informou a secretária.

Secretários de EstadoTerPaz – Para que houvesse êxito na área de segurança e a população voltasse a viver com mais tranquilidade, o governo implantou o Programa Territórios pela Paz (TerPaz), que, com ações integradas em sete bairros da Região Metropolitana de Belém, já contribui para a redução da criminalidade nessas áreas. O TerPaz é desenvolvido com atividades de combate à violência e à vulnerabilidade social, envolvendo órgãos de toda a administração estadual.

De acordo com a secretária Hana Ghassan, “já tivemos uma significativa redução de crimes em 84 dos 144 municípios do Pará, e já consta uma redução de 46% nas mortes de policiais no Estado". "Por isso, precisamos fazer esse levantamento de resultados, para que seja feita a correção das metas que ainda não atingimos, e tomadas decisões de forma monitorada, para que venham a se alinhar ao plano de governo em busca de sempre obtermos melhorias para a população”.