Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Estado inaugura a macrodrenagem do canal do Salgado Grande em Castanhal

Obra vai eliminar alagamentos em cinco bairros da cidade

Por Jackie Carrera (SECOM)
20/12/2019 14h04

Em agenda no município de Castanhal, no nordeste paraense, na manhã desta sexta-feira (20), o governador Helder Barbalho, inaugurou uma importante obra de macrodrenagem na periferia da cidade. O canal do igarapé Salgado Grande, que atravessa cinco bairros (Salgadinho, Ianetama, Caiçara, Imperial e São José), foi contemplado com verba de mais de R$ 15 milhões, acabando com os alagamentos na área.

Ao visitar o local, o governador recebeu os agradecimentos de moradores da área. As obras iniciaram no ano passado com recursos do Ministério da Integração Nacional, quando Helder era titular da pasta.

"Havia um sonho que ainda parecia distante, eu vi aqui uma estrutura precária, reclamações de alagamento. E agora nós estamos aqui mostrando que realizamos. Com o canal pronto, a drenagem das ruas paralelas vai fazer a água escoar no canal e evitar os alagamentos". Helder Barbalho, governador do Pará.

Foram recuperados cerca de 680 metros de canal em 18 meses de obra. A área era considerada de risco. No período de chuvas, o nível do igarapé Salgado Grande acabava transbordando e invadia as casas.

"Alagava bastante. Teve uma enchente aí que muitas famílias precisaram abandonar as suas casas. A água chegava até a cintura e não dava nem para atravessar essa ponte que antes era de madeira. Os carros não passavam", relatou Eliene Silva, moradora da rua Anastácio Melo, no bairro salgadinho.

Depois de 30 anos de abandono, dona Eliene vê benefícios e qualidade de vida com a recuperação do canal e da rede de esgoto. "Achei muito bom mesmo, melhorou bastante. A gente vai poder andar em locais que nem passava mais. Agora é a gente preservar e cuidar né? E é daqui pra melhor", disse a moradora.

Mais obras - Aproveitando a ocasião, o governador reforçou que outras obras de infraestrutura serão realizadas em Castanhal.

"Quero reafirmar meu compromisso com Castanhal. O ano de 2020 será de muitas conquistas, estou liberando recursos para a pavimentação da Rua Marechal e vamos iniciar obras na Avenida Brasil, que vai interligar os bairros do Milagre do Jaderlândia. Isso foi algo que prometi lá atrás e iremos fazer", reiterou o governador.

Helder também afirmou que o Hospital Regional de Castanhal será entregue no ano que vem.

"O Hospital de Castanhal é muito importante não só pra atender aqui, mas toda essa região. O povo não precisará ir para Belém ou Ananindeua. Aqui vocês terão o benefício do atendimento em saúde de média e alta complexidade. Nos estamos trabalhando para garantir mais investimentos e obras no Estado. Nosso compromisso é olhar pelas cidades e pela zona rural. Pelo desenvolvimento de todo o Pará", concluiu o governador.