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Ensino público para alunos com deficiência é debatido durante Jornada da Educação Especial

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
20/12/2019 15h09

Promovido pela Seduc, o evento debateu os desafios para aperfeiçoar a educação especial na rede pública de ensino do ParáEducadores de todo o estado discutiram, em Belém, durante dois dias, os desafios para aperfeiçoar a educação especial na rede pública de ensino do Pará. A discussão encerrou nesta sexta-feira (20), em Belém, e ocorreu por ocasião da I Jornada de Educação Especial do Estado do Pará, que tem como tema “Educação Especial: Saberes e Práticas para uma Educação Inclusiva”.A jornada ocorreu na Fundação Cultural do Pará, reunindo quase 600 participantes

Promovida pela Secretaria de Estado de Educação, através da Secretaria adjunta de Ensino e da Coordenação de Educação Especial (COEES), a jornada é voltada aos gestores, diretores, professores, técnicos da rede estadual de ensino e outros profissionais que atuam direta ou indiretamente na educação especial.

Participantes da I Jornada de Educação Especial do Estado do ParáO objetivo foi promover o diálogo e a troca de conhecimentos e experiências a respeito da Educação Especial, assim como, fomentar subsídios teóricos e práticos para a escolarização de alunos público-alvo, no contexto educacional paraense. A jornada aconteceu na Fundação Cultural do Pará, reunindo cerca de 600 participantes.

Segundo o coordenador do COEES, Felipe Linhares, o evento é um marco histórico no estado, pois dá visibilidade à área de educação especial, que tem trazido muitos desafios às escolas e nas atuações dos profissionais. “Este momento também é uma forma de mostrarmos o trabalho desenvolvido por nossos profissionais”, falou.O coordenador do Coees, Felipe Linhares (na mesa oficial), definiu o evento como um marco histórico

Durante os dois dias os profissionais participaram de palestras, mesas redondas, debates, apresentações culturais e oficinas, com temas relacionados à flexibilização curricular e avaliação na perspectiva da Educação Inclusiva; comunicação aumentativa e alternativa no atendimento educacional especializado e suas implicações para a leitura e a escrita; trabalho interdisciplinar; e estratégias de ensino para alunos com deficiência dentre outros temas.

As Unidades, Centros e Núcleos Especializados relataram experiências e mostraram os serviços desenvolvidos em prol dos estudantes com deficiência, transtornos do espectro do autismo e altas habilidades/superdotação, matriculados nas escolas da rede estadual de ensino. A Seduc realiza o atendimento a estudantes com múltiplas deficiências por meios de unidades e núcleos especializados vinculados direta ou indiretamente à Secretaria.