Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECONHECIMENTO

Estado homenageia professores e alunos que se destacaram na educação pública

Nas áreas de ensino e esporte, eles garantiram a boa participação do Pará em projetos e competições nacionais

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
24/12/2019 02h20

A homenagem é o reconhecimento do governo a todos que se dedicam a melhorar a educaçãoProfessores e alunos da rede estadual que mais se destacaram no ensino e no esporte educacional em 2019 foram homenageados pelo governo do Estado, na tarde de segunda-feira (23), no Palácio do Governo, durante apresentação da agenda positiva da educação.

No ensino, receberam o troféu de honra ao mérito alunos e professores que representaram a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em eventos regionais, nacionais e internacionais, entre eles os professores do Dplay Pará, os gestores que mais desenvolveram bons projetos educacionais, os coordenadores de ensino da Secretaria e os alunos destaques na área de robótica, na Olimpíada Brasileira de Matemática, no Parlamento Jovem e no Programa Jovem Senador, dentre outros.

O estudante Breno Sanches, um dos destaques do anoO estudante Breno Sanches, da Escola Estadual Francisco da Silva Nunes, eleito jovem senador do Pará este ano, foi um dos homenageados e contou a experiência de representar o Pará em Brasília. “A participação no concurso foi muito gratificante. Aprendi muito e, pra mim, receber esse troféu contribui e fortalece o ensino público”, destacou.  

O orientador de Breno, o professor de Língua Portuguesa e Redação Antonio Neto, expressou a gratidão diante do reconhecimento do aluno. “Essa é a nossa principal satisfação, ver o sucesso dos nossos alunos. Ver que o Breno, um jovem de escola pública, cumpriu essa missão com êxito. É uma honra muito grande”, afirmou.

O governador Helder Barbalho, o vice-governador Lúcio Vale e demais autoridades com atletas paralímpicos homenageadosEsporte - Cerca de 90 educadores e alunos da educação esportiva também foram homenageados com o troféu de destaque pelo bom desempenho nos Jogos Paralímpicos e Jogos Escolares da Juventude, realizados recentemente em São Paulo (SP) e Santa Catarina (SC), respectivamente. Nos Jogos Paralímpicos, o Pará ficou entre os primeiros lugares gerais com 100 medalhas em diversas categorias, como futsal, atletismo e bocha. Nos Jogos Escolares, o Estado conquistou três medalhas em modalidades individuais e coletivas.

O governador Helder Barbalho saudou cada um dos homenageados, agradeceu o empenho dos familiares e professores, e destacou o orgulho de ter alunos atletas na rede pública estadual de ensino. “Tenho um orgulho imenso dos nossos alunos, campeãs e campeões que representaram o Pará, e levaram o Estado para o topo, batendo todos os recordes”, ressaltou o governador.O governador Helder Barbalho destacou obras em escolas e avanços no ensino

Balanço - Helder Barbalho também fez um balanço dos investimentos realizados na área da educação em 2019, destacando as obras em escolas e os avanços no ensino, assim como os desafios que ainda precisam ser superados. “Temos escolas tradicionais que já tiveram 2 mil alunos, e hoje só têm 300, reflexo da desconstrução da educação. Tenho certeza que o Pará será referência na educação, um movimento que reúne o governo, a família, professores e alunos”, assegurou.Helder Barbalho, o vice-governador Lúcio Vale e um grupo de homenageados

A secretária de Estado de Educação, Leila Freire, também citou ações já realizadas. Ela lembrou que o governo recebeu 600 escolas precisando de intervenção física. Até o momento, foram entregues 26 escolas reformadas e ampliadas, e 105 com manutenção.A secretária Leila Freire destacou ações que já têm reflexos diretos na educação

No ensino, a Seduc lançou o movimento Educa Pará, firmou laços colaborativos, implementou a agenda da aprendizagem e estratégias de combate à evasão escolar. Criou, ainda, o Programa Estadual de Merenda e Transporte Escolar, convocou cerca de 1.400 professores concursados e contratou mais de 1.000 por processo seletivo, praticamente zerando o déficit de horas aulas vagas. “Temos muitos exemplos de ações exitosas, que deram ao aluno condições de produção do conhecimento. E para 2020 implantaremos um novo conceito de escola, a exemplo das escolas de várzea e as ecoparque escolas”, antecipou a secretária.

Durante a cerimônia, o governador Helder Barbalho assinou o decreto estadual que implementa as escolas cívico-militares no Pará. Inicialmente, serão três escolas estaduais em Belém, Ananindeua e Santarém. O decreto visa complementar as políticas de melhoria da qualidade da educação básica no Estado.

Também participaram da cerimônia o vice-governador do Pará, Lúcio Vale; o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado; a deputada federal Elcione Barbalho e outras autoridades.