Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Governo entrega escola e unidade de saúde no dia do aniversário de Benevides

Essa é a 27ª escola reconstruída pelo Governo do Estado só em 2019

Por Raphael Graim (VICE-GOV)
29/12/2019 16h51

O município de Benevides, na região metropolitana do Belém, comemora neste domingo (29), seu aniversário de 58 anos de fundação, e os benevidenses têm muitos motivos para comemorar. O governador Helder Barbalho esteve na cidade para entregar duas importantes obras à população e também assinar o convênio para construção do Hospital Municipal.

A primeira obra entregue foi a Unidade de Pronto Atendimento. A UPA chega para ampliar e melhorar a qualidade da saúde do município, com 9 leitos adultos e 4 infantis, funcionando 24h por dia, ofertando diversos serviços nas especialidades de clínica médica, traumatologia, ortopedia, radiologia, pediatria, urgência e emergência, além do apoio de exames laboratoriais de imagem.

“Para cuidar da saúde e da vida das pessoas é fundamental que se tenha a estrutura necessária. Benevides esperava uma estrutura dessa importância há muito tempo para salvar vidas. Essa UPA chega para garantir estes serviços de urgência e emergência para todos”. Helder Barbalho.

Para Sônia Felix, moradora de Benevides, a Unidade chega em boa hora para suprir uma carência da população. “Uma obra de grande importância para o município, até pelo fato de não termos hospital e as dificuldades serem grandes. A maioria das vezes éramos encaminhados para outros lugares. Eu só tenho a agradecer ao prefeito e ao governador. Não se tem nem palavras para agradecer tudo que estão conquistando”.

Assinatura de convênio - Além da entrega da Unidade de Pronto Atendimento, foi assinado um convênio entre Governo e Prefeitura para a concretização de um sonho da população: a construção e compra dos equipamentos do Hospital Municipal de Benevides, o primeiro na história da cidade.

Com um investimento em cerca de R$ 7 milhões, o objetivo é entregar o hospital já em 2020. Com isso, descentralizar as demandas de Belém e Ananindeua e aproximando o atendimento à população.

“A população de Benevides só tem a agradecer ao Governo do Estado pela atenção e zelo que tem tido com a cidade. Essa Unidade já vinha se arrastando há quase 10 anos, mas hoje, com o apoio do Estado, foi possível entregá-la. Agora, outro sonho é poder ter o hospital da cidade já ano que vem. Hoje o governo nos dá grandes presentes, e nós ficamos muito gratos por essa parceria”. Ronie Silva, prefeito da cidade.

Educação de qualidade - Outro benefício que Benevides ganhou em seu aniversário, foi a entrega da Escola Estadual Murinin, que foi totalmente reconstruída e ampliada para atender os mais de 800 alunos em três turnos.

“A escola está linda, gostei de tudo que eu vi. Com certeza vai ser muito melhor para a gente a partir do ano que vem. Agora temos tudo para aprender com qualidade”, afirmou a estudante Maria Alice, do 9º ano.

A unidade agora conta com 11 salas de aula, quadra poliesportiva, bicicletário e recreio coberto. Com a reconstrução, o espaço passou a ter um bloco composto por sala de leitura, sala de informática, secretaria, arquivo, sala de diretoria, sala dos professores, sala da coordenação e banheiros adaptados para pessoas com deficiência. A Escola Murinin é a 27ª entregue em 2019, e a segunda em Benevides.

“É Maravilhoso estar aqui hoje, comemorando 58 anos do município e somando com isso, a entrega de mais uma escola, para que de fato toda educação pública de Benevides seja de qualidade. Em 2020 o trabalho continuará. Vamos reverter o quadro de baixa qualidade na educação do Estado". Leila Freire, secretária de Educação.

Para o governador, 2019 foi um ano especial para a educação paraense. “Foi um ano de muitas vitórias, de enfrentar os desafios, vencê-los e garantir a construção de um novo tempo para educação desse Estado. Reestruturando as condições físicas das escolas e dando absoluta prioridade para melhorar a qualidade do ensino, assegurando que a qualidade do ambiente escolar seja motivo de orgulho e fidelização dos alunos”, concluiu

ParáPaz - Ainda dentro da agenda do aniversário de Benevides, o governador e sua comitiva visitaram a Ação Cidadania do ParáPaz. A ação atende 2 mil pessoas e levou diversos serviços gratuitos, como testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites B e C, vacinas, consultas médicas, cadastro para doação de medula óssea, doação de sangue, palestras educativas e entrega de kits de higiene bucal, além da emissão do documento de identidade, certidão de nascimento, casamento e óbito, embelezamento e atividades de esporte e lazer, através do projeto “Espaços Abertos”.

“Hoje Benevides completa 58 anos e estamos aqui com o aparelho do Estado oferecendo todos os serviços, que sempre são demandas que a população precisa. Tudo que identificamos como carência, nós trazemos para cá e, em uma manhã, as pessoas conseguem resolver muita coisa. O Governo do Estado está sendo muito sensível com essa causa”, disse a presidente do ParáPaz, Ray Tavares.

Ao todo, foram 25 ações realizadas desde o início deste ano, passando por 17 municípios em todo o Pará, com mais de 50 mil pessoas beneficiadas.