Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Setran instala penúltimo par de estruturas de concreto na Ponte Rio Moju

Após a instalação do último par, a pista será pavimentada com asfalto, instalação de guarda-corpo, iluminação, sinalização da via e finalmente instalação das defensas nos pilares da ponte

Por Kátia Aguiar (COHAB)
05/01/2020 15h18

A obra de reconstrução de quase 300 metros da ponte sobre o Rio Moju entra, neste domingo (5), na fase de fechamento de vão. O penúltimo par de aduelas (as partes metálicas que formam a base da pista da ponte) começaram a ser instaladas hoje, com finalização prevista para a próxima quinta-feira (9).

Veja mais fotos da obra.

A estrutura toda é composta por 10 pares de aduelas, com uma em cada lado, medindo 12 metros cada uma, mais a aduela de ligação de tem 14 metros. Os pares formam a base da pista da ponte, que está sendo reconstruída com trecho estaiado, mastro central de 96 metros de altura acima da maré média de vazante.

As estacas para garantir a sustentabilidade do mastro foram cravadas a  50 metros de profundidade no fundo do Rio Moju. "O trabalho ocorre em canteiro de obra flutuante (balsas) e a correnteza fica a 20km/h, um obstáculo grande superado com a construção em duas etapas. Trabalhamos para entregar a obra o mais breve possível para não entrarmos no inverno mais rigoroso nos próximos meses em obra", disse Pádua  Andrade, titular da Secretário  de Estado de Transportea (Setran).

Serviço é realizado em balsas que ficam ao redor da estrutura da ponteAs aduelas vieram prontas de outro Estado para serem montadas, assim com as pré-lajes, que foram concretadas no canteiro de obra terrestre as margens do rio Moju e estão sendo lançadas na grelha metálica em pares para receber o concreto final. Em seguida a pista será pavimentada com asfalto, haverá ainda a instalação de guarda-corpo, iluminação, sinalização da via e finalmente instalação das defensas nos pilares da ponte, que estão sendo construídas em um estaleiro em Belém e foram projetadas para suportar grandes impactos.