Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Procon fiscaliza estabelecimentos que ofertam grandes descontos para atrair consumidor

O objetivo é evitar que a população seja lesada na busca por vantagens na hora das compras

Por Claudiane Santiago (SEJU)
06/01/2020 22h10

Muita gente espera ansiosamente pelas promoções de início de ano no comércio, mas as aparentes facilidades podem causar transtornos. Para evitar problemas, equipes do Procon no Pará, vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), iniciaram fiscalizações em estabelecimentos comerciais, nos bairros da Campina e Pedreira, que propagaram a redução de preços.

Os agentes do Procon conferem a veracidade dos descontos anunciadosDurante esta semana, estabelecimentos de vários segmentos e bairros de Belém serão vistoriados por equipes do Procon, que buscam informações claras e precisas de preços e qualidade dos produtos ofertados.

"Nestes dias estaremos com nossas equipes focadas em fiscalizar o maior número de lojas que estão com produtos em promoção. Vamos analisar se estão trabalhando de acordo com o Código de Defesa do Consumidor e, caso não estejam, podemos orientar, lavrar autos de infração e constatação ou, até mesmo, interditar. Lembrando que sempre contamos com a ajuda de todos para denunciar quando se sentirem lesados", orientou a coordenadora de Fiscalização do Procon/Pará, Ágatha Barra.

Resultados - No primeiro dia de trabalho foi lavrado auto de infração em uma loja de departamentos, que não informava preços de muitos produtos. Em outro estabelecimento, os fiscais orientaram sobre a necessidade de ajustes, o que foi logo resolvido.

O Procon/Pará alerta o consumidor para que fique atento às ofertas e ao preço final, para que não caia em propaganda enganosa e observe a qualidade dos produtos. Se possível, é melhor testar o produto no ato do pagamento.

Segundo o diretor do Procon/Pará, Nadilson Neves, esse trabalho é fundamental para garantir os direitos dos consumidores nesta época do ano. "Fazemos durante o ano todas essas fiscalizações. Mas, neste período de grandes promoções, buscamos intensificar para que sejam evitados transtornos aos consumidores, e que eles possam desfrutar das promoções corretas, que estejam dentro da legalidade", frisou o diretor.