Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Programa TerPaz divulga programação para o mês de janeiro

Mais de 100 ações já estão confirmadas para as comunidades atendidas pelos territórios da Região Metropolitana de Belém

Por Paulo Garcia (SETRAN)
07/01/2020 16h27

Cidadania para todos continua sendo a meta do TerPaz em 2020Após o recesso de final de ano, a Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac) divulgou nesta terça-feira (7) as ações dos órgãos e instituições já confirmadas no âmbito do Programa Territórios pela Paz (TerPaz) para janeiro de 2020. A Diretoria de Prevenção Social da Violência e Criminalidade (Diprev), da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por exemplo, realizará palestras, oficinas e rodas de conversas em escolas públicas estaduais para coletar dados sobre violência escolar e ajudar na construção de ações preventivas.Geladeiras entregues a moradores do Icuí, dentro das ações do TerPaz

Outra ação da Diprev é a implantação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Consegs), onde serão feitas reuniões e rodas de conversas para a elaboração de um diagnóstico dos bairros e a capacitação do conselho para oferecer serviços à comunidade.

Para comemorar o aniversário de fundação de Belém, no próximo dia 12 (domingo), a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) levará alunos de escolas públicas dos bairros da Cabanagem e Guamá para uma visita à Mostra Fotográfica na Casa das Onze Janelas, no bairro da Cidade Velha.

Educação no trânsito integra a programação nos territórios da RMBJá na área ambiental, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) continuará, a partir do dia 14 de janeiro, a continuação do Projeto Fortalecendo Práticas Sustentáveis na Comunidade nos territórios do Guamá, Icuí-Guajará e Jurunas. A Ceasa (Central de Abastecimento do Pará) também retomará o Projeto “Ceasa Cidadã”, com oficinas e palestras sobre hortas, compostagem e reaproveitamento de alimentos, a partir do dia 14, nos territórios da Cabanagem e Nova União, em Marituba.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizará atendimentos médico e odontológico, por meio do Projeto “Odontomóvel”, nos dias 18 e 25 de janeiro, nos territórios do Jurunas, Guamá, Terra Firme, Bengui, Cabanagem, Icuí e Nova União.

Orientação sobre saúde bucal levada a moradores do Guamá

Programação completa das secretarias e demais órgãos (algumas ações, no entanto, estão sujeitas à alteração)

Ações do TerPaz

Dia 09/01 – quinta-feira

Diprev – Projeto: Dialogando com a Comunidade Escolar (reuniões, roda de conversas, criação do Banco de Dados e Diagnóstico. Coleta de dados sobre violência escolar e construção de ações preventivas. Local: Associação de Moradores (Asmorpasmar). Território: Bengui. Das 09 às 11 h.

Dia 12/01 - domingo

Secom – Projeto: Visita de estudantes à Mostra Fotográfica da Casa das Onze Janelas, alusiva ao Aniversário de Belém. Territórios: Cabanagem e Guamá.

Dia 13/01 – segunda-feira

Concessionária Equatorial Energia – Projeto: Início do cadastramento para entrega de geladeiras (Atendimento ao público, troca de lâmpadas velhas, renegociação de dívidas). Território: Cabanagem. Das 8 às 18 h.

Dia 14/01 – terça-feira

Ceasa – Projeto: Ceasa Cidadã (Oficinas de cultivo de horta e compostagem, e de reaproveitamento de alimentos; avaliação nutricional e palestras sobre programas sociais). Local: Escola Dom Calábria. Território Nova União (Marituba). Das 09 às 11 h.

Diprev - Projeto: Dialogando com a Comunidade Escolar (reuniões, roda de conversas, criação do Banco de Dados e Diagnóstico. Coleta de dados sobre a violência escolar e construção de ações preventivas. Local: Arena Society Resenha Projeto Davi. Território: Jurunas. Das 15 às 17 h.

Sefa – Projeto: Educação e Cidadania (Palestras de conscientização sobre Educação Fiscal, com o tema “Educação Fiscal: Começando em Casa”). Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Francisco Paulo Nunes Mendes. Território: Icuí. Das 09 às 12 h.

Semas – Projeto: Fortalecendo Práticas Sustentáveis na Comunidade (reaproveitamento de resíduos sólidos, líquidos e conteúdo teórico). Local: 11ª Seccional Urbana do Guamá. Território: Guamá. Das 09 às 12 h.

Dia 15/01 – quarta-feira

Diprev – Projeto: Sensibilização, Implantação e Cadastro dos Consegs (reuniões, roda de conversas, criação do Banco de Dados e Diagnóstico, com capacitação da comunidade sobre as finalidades do Conseg). Local: Escola Lar Fabiano de Cristo. Território: Guamá. Das 18 às 20 h.

Semas – Projeto: Fortalecendo Práticas Sustentáveis na Comunidade (reaproveitamento de resíduos sólidos e líquidos, com prática referente à teoria exposta no 1º dia de oficina). Local: 11ª Seccional Urbana do Guamá. Território: Guamá. Das 09 às 12 h.

Dia 16/01 – quinta-feira

Diprev – Projeto: Sensibilização, Implantação e Cadastro dos Consegs (reuniões, roda de conversas, criação do Banco de Dados e Diagnóstico, com capacitação da comunidade sobre as finalidades do Conseg). Local: Arena Society Resenha Projeto Davi. Território: Jurunas. Das 17 às 18 h.

Diprev - Projeto: Dialogando com a Comunidade Escolar (reuniões, roda de conversas, criação do Banco de Dados e Diagnóstico. Coleta de dados sobre violência escolar e construção de ações preventivas. Local: Sede do Conseg. Território: Terra Firme. Das 15 às 17 h.

Sedeme – Projeto: Desenvolvimento de Negócios de Ampliação do Selo de Qualidade Sanitária do Açaí (Palestra Boas Práticas para Empreendedores dos Pontos de Açaí). Território: Cabanagem. Das 09 às 12 h.

Sedeme – Projeto: Desenvolvimento de Negócios de Alimentação e Gastronomia (apresentação de projeto para o desenvolvimento da comunidade local nos segmentos de alimentos e bebidas). Território: Cabanagem. Das 09 às 12 h.

Dia 17/01 – sexta-feira

Sedeme – Projeto: Desenvolvimento de Negócios de Ampliação do Selo de Qualidade Sanitária do Açaí (Palestra Boas Práticas na Manipulação de Açaí para Empreendedores de Pontos de Açaí). Território: Bengui. Das 09 às 12 h.

Sedeme – Projeto: Desenvolvimento de Negócios de Alimentação e Gastronomia (apresentação de projeto para o desenvolvimento da comunidade local nos segmentos de alimentos e bebidas). Território: Bengui. Das 09 às 12 h.

Dia 18/01 - sábado

Sespa – Projeto: Odontomóvel da PM (atendimento odontológico). Local: Escola Artur Porto. Território: Jurunas.

Sespa – Projeto: Odontomóvel da PM (atendimento odontológico). Local: Escola Estadual Ruth Rosita de Nazaré Gonzales. Território: Guamá.

Sespa – Projeto: Odontomóvel da PM (atendimento odontológico). Local: Escola Santa Bárbara. Território: Bengui.

Sespa – Projeto: Odontomóvel da PM (atendimento odontológico). Local: Escola de 1º Grau Matheus do Carmo. Território: Terra Firme.

Dia 20/01 – segunda-feira

Semas: Projeto: Fortalecendo Práticas Sustentáveis na Comunidade (exposição de conteúdo ambiental). Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Benedito Chaves. Território: Jurunas. Das 09 às 12 h.

Detran – Projeto: Detran nas Escolas (Curso de Formação de Agentes Multiplicadores de Educação no Trânsito. Tema: “Ética e Cidadania”). Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Camilo Salgado. Território: Jurunas.

Diprev – Projeto: Comitê de Enfrentamento à Exploração Sexual da Criança e do Adolescente (palestra sobre bullying e abuso sexual). Local: E.M. Parque Amazônia. Território: Terra Firme. Das 09 às 10h30.

Diprev - Projeto: Sensibilização, Implantação e Cadastro dos Consegs (reuniões, roda de conversas, criação do Banco de Dados e Diagnóstico, com capacitação da comunidade sobre as finalidades do Conseg). Local: Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp). Território: Nova União. Das 09 às 11 h.

Sedeme – Projeto: Desenvolvimento de Negócios de Ampliação do Selo de Qualidade Sanitária do Açaí (palestra Boas Práticas na Manipulação de Açaí para Empreendedores de Pontos de Açaí). Território: Icuí. Das 09 às 12 h.

Sedeme – Projeto: Desenvolvimento de Negócios de Alimentação e Gastronomia (apresentação de projeto para o desenvolvimento da comunidade local nos segmentos de alimentos e bebidas). Território: Icuí. Das 09 às 12 h.

Dia 21/01 – terça-feira

Ceasa – Projeto: Ceasa Cidadã (oficinas de cultivo de horta e compostagem, e de reaproveitamento de alimentos; avaliação nutricional e palestras sobre programas sociais). Local: Escola José Valente. Território Cabanagem. Das 09 às 11 h.

Detran – Projeto: Detran nas Escolas (Curso de Formação de Agentes Multiplicadores de Educação no Trânsito. Tema “Comportamento Seguro no Trânsito”). Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Camilo Salgado. Território: Jurunas.

Diprev - Projeto: Dialogando com a Comunidade Escolar (reuniões, roda de conversas, criação do Banco de Dados e Diagnóstico. Coleta de dados sobre violência escolar e construção de ações preventivas. Local: Associação de Moradores. Território: Cabanagem. Das 15 às 17 h.

Sefa – Projeto: Cidadania (palestras de conscientização sobre Educação Fiscal, com o tema “Educação Fiscal: Começando em Casa”). Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. José Valente Ribeiro. Território: Cabanagem. Das 09 às 12 h.

Sedeme – Projeto: Desenvolvimento de Negócios de Ampliação do Selo de Qualidade Sanitária do Açaí (palestra Boas Práticas na Manipulação de Açaí para Empreendedores de Pontos de Açaí). Território: Nova União. Das 09 às 12 h.

Sedeme – Projeto: Desenvolvimento de Negócios de Alimentação e Gastronomia (apresentação de projeto para o desenvolvimento da comunidade local nos segmentos de alimentos e bebidas). Território: Nova União. Das 09 às 12 h.

Semas: Projeto: Fortalecendo Práticas Sustentáveis na Comunidade (discussão de textos com temáticas socioambientais). Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Benedito Chaves. Território: Jurunas. Das 09 às 12 h.

Dia 22/01 – quarta-feira

Detran – Projeto: Detran nas Escolas (Curso de Formação de Agentes Multiplicadores de Educação no Trânsito. Tema: “Noções de Legislação no Trânsito”). Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Camilo Salgado. Território: Jurunas.

Diprev - Projeto: Sensibilização, Implantação e Cadastro dos Consegs (reuniões, roda de conversas, criação do Banco de Dados e Diagnóstico, com capacitação da comunidade sobre as finalidades do Conseg). Local: Sede do Conseg. Território: Terra Firme. Das 17 às 18 h.

Semas: Projeto: Fortalecendo Práticas Sustentáveis na Comunidade (elaboração, pelos agentes em formação, de plano de ação para o território). Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Benedito Chaves. Território: Jurunas. Das 09 às 12 h.

Dia 23/01 – quinta-feira

Detran – Projeto: Detran nas Escolas (Curso de Formação de Agentes Multiplicadores de Educação no Trânsito. Tema: “Metodologias de Ensino Pedagógicos no Trânsito”). Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Camilo Salgado. Território: Jurunas.

Diprev - Projeto: Sensibilização, Implantação e Cadastro dos Consegs (reuniões, roda de conversas, criação do Banco de Dados e Diagnóstico, com capacitação da comunidade sobre as finalidades do Conseg). Local: Associação dos Moradores. Território: Cabanagem. Das 18 às 19 h.

Semas: Projeto: Fortalecendo Práticas Sustentáveis na Comunidade (debate ambiental). Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Benedito Chaves. Território: Jurunas. Das 09 às 12 h.

Dia 24/01 – sexta-feira

Detran – Projeto: Detran nas Escolas (Curso de Formação de Agentes Multiplicadores de Educação no Trânsito. Tema: “Práticas Pedagógicas no Trânsito”). Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Camilo Salgado. Território: Jurunas.

Diprev – Projeto: Comitê de Enfrentamento à Exploração Sexual da Criança e do Adolescente (palestra sobre bullying e abuso sexual). Local: Escola Estadual Maria Nazaré Marques Rios. Território: Icuí. Das 09 às 10h30.

Diprev - Projeto: Sensibilização, Implantação e Cadastro dos Consegs (reuniões, roda de conversas, criação do Banco de Dados e Diagnóstico, com capacitação da comunidade sobre as finalidades do Conseg). Local: Associação de Moradores (Asmorpasmar). Território: Bengui. Das 17 às 18 h.

Sedeme – Projeto: Desenvolvimento de Negócios de Ampliação do Selo de Qualidade Sanitária do Açaí (Palestra Boas Práticas na Manipulação de Açaí para Empreendedores de Pontos de Açaí). Território: Terra Firme. Das 09 às 12 h.

Sedeme – Projeto: Desenvolvimento de Negócios de Alimentação e Gastronomia (apresentação de projeto para o desenvolvimento da comunidade local nos segmentos de alimentos e bebidas). Território: Terra Firme. Das 09 às 12 h.

Semas: Projeto: Fortalecendo Práticas Sustentáveis na Comunidade (debate sobre atividades realizadas durante a semana e certificação de agentes ambientais). Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Benedito Chaves. Território: Jurunas. Das 09 às 12 h.

Concessionária Equatorial – Projeto: Entrega de geladeiras, beneficiando clientes previamente cadastrados. Territórios: Cabanagem. A partir das 18 h.

Dia 25/01 - sábado

Secom – Projeto: Secom no TerPaz (A comunicação comunitária como meio de protagonismo, alusiva ao Aniversário de Ananindeua). Local: Escola Maria de Nazaré. Território: Icuí.

Sespa – Projeto: Odontomóvel da PM (atendimento odontológico). Local: Escola Artur Porto. Território: Jurunas.

Sespa – Projeto: Odontomóvel da PM (atendimento odontológico). Local: Escola José Valente. Território: Cabanagem.

Sespa – Projeto: Odontomóvel da PM (atendimento em Marituba). Local: Escola Otília Begot. Território: Nova União.

Sespa – Projeto: Odontomóvel da PM (atendimento odontológico). Local: Escola Santa Bárbara. Território: Bengui.

Concessionária Equatorial – Projeto: Entrega de geladeiras para clientes cadastrados. Território: Cabanagem. Das 06 às 12 h.

Dia 27/01 – segunda-feira

Detran – Projeto: Detran nas Escolas (Curso de Formação de Agentes Multiplicadores de Educação no Trânsito. Tema: “Ética e Cidadania”). Território: Guamá.

Semas – Projeto: Fortalecendo Práticas Sustentáveis na Comunidade (reaproveitamento de resíduos sólidos e líquidos, com prática referente à teoria exposta no 1º dia de oficina). Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria de Nazaré Marques Rios. Território: Icuí. Das 09 às 12 h.

Dia 28/01 – terça-feira

Detran – Projeto: Detran nas Escolas (Curso de Formação de Agentes Multiplicadores de Educação no Trânsito. Tema: “Comportamento Seguro no Trânsito”). Território: Guamá.

Diprev - Projeto: Sensibilização, Implantação e Cadastro dos Consegs (reuniões, roda de conversas, criação do Banco de Dados e Diagnóstico, com capacitação da comunidade sobre as finalidades do Conseg). Local: Escola Francisco Paulo Mendes. Território: Icuí. Das 09 às 11 h.

Diprev - Projeto: Dialogando com a Comunidade Escolar (reuniões, roda de conversas, criação do Banco de Dados e Diagnóstico. Coleta de dados sobre violência escolar e construção de ações preventivas. Local: Escola Francisco Paulo Mendes. Território: Icuí. Das 09 às 11 h.

Sefa – Projeto: Educação e Cidadania (palestras de conscientização sobre Educação Fiscal, com o tema “Educação Fiscal: Começando em Casa”). Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Orioni. Território: Cabanagem. Das 09 às 12 h.

Sedeme – Projeto: Desenvolvimento de Negócios de Ampliação do Selo de Qualidade Sanitária do Açaí (palestra Boas Práticas na Manipulação de Açaí para Empreendedores de Pontos de Açaí). Território: Guamá. Das 09 às 12 h.

Sedeme – Projeto: Desenvolvimento de Negócios de Ampliação do Selo de Qualidade Sanitária do Açaí (palestra Boas Práticas na Manipulação de Açaí para Empreendedores de Pontos de Açaí). Território: Jurunas. Das 09 às 12 h.

Sedeme – Projeto: Desenvolvimento de Negócios de Alimentação e Gastronomia (apresentação de projeto para o desenvolvimento da comunidade local nos segmentos de alimentos e bebidas). Território: Guamá. Das 09 às 12 h.

Dia 29/01 – quarta-feira

Detran – Projeto: Detran nas Escolas (Curso de Formação de Agentes Multiplicadores de Educação no Trânsito. Tema: “Comportamento Seguro no Trânsito”). Território: Guamá.

Detran – Projeto: Detran nas Escolas (Curso de Formação de Agentes Multiplicadores de Educação no Trânsito. Tema: “Noções de Legislação no Trânsito”). Território: Guamá.

Sedeme – Projeto: Desenvolvimento de Negócios de Alimentação e Gastronomia (apresentação de projeto para o desenvolvimento da comunidade local nos segmentos de alimentos e bebidas). Território: Jurunas. Das 09 às 12 h.

Sedeme – Projeto: Desenvolvimento de Negócios de Moda, Design e Indústria de Confecção (orientações para desenvolvimento de negócios de moda, design e indústria de confecção). Território: Jurunas. Das 09 às 12 h.

Semas – Projeto: Fortalecendo Práticas Sustentáveis na Comunidade (reaproveitamento de resíduos sólidos e líquidos, com elaboração, pelos agentes em formação, de plano de ação para o território). Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria de Nazaré Marques Rios. Território: Icuí. Das 09 às 12 h.

Dia 30/01 – quinta-feira

Detran – Projeto: Detran nas Escolas (Curso de Formação de Agentes Multiplicadores de Educação no Trânsito. Tema: “Comportamento Seguro no Trânsito”). Território: Guamá.

Detran – Projeto: Detran nas Escolas (Curso de Formação de Agentes Multiplicadores de Educação no Trânsito. Tema: “Metodologias de Ensino Pedagógicos no Trânsito”). Território: Guamá.

Secom – Projeto: Secom no TerPaz (Cine Debate “Dia Nacional das HQs”). Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Luiza da Costa Rego. Território: Bengui.

Semas – Projeto: Fortalecendo Práticas Sustentáveis na Comunidade (reaproveitamento de resíduos sólidos e líquidos, com debate ambiental). Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria de Nazaré Marques Rios. Território: Icuí. Das 09 às 12 h.

Dia 31/01 – sexta-feira

Detran – Projeto: Detran nas Escolas (Curso de Formação de Agentes Multiplicadores de Educação no Trânsito. Tema: “Comportamento Seguro no Trânsito”). Território: Guamá.

Detran – Projeto: Detran nas Escolas (Curso de Formação de Agentes Multiplicadores de Educação no Trânsito. Tema: “Práticas Pedagógicas no Trânsito”). Território: Guamá.

Semas – Projeto: Fortalecendo Práticas Sustentáveis na Comunidade (reaproveitamento de resíduos sólidos e líquidos, com debate das atividades realizadas durante a semana e certificação de agentes ambientais). Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria de Nazaré Marques Rios. Território: Icuí. Das 09 às 12 h.

Turma de oficina de fotografia digital oferecida pela Secom na Cabanagem