Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REFORÇO

Doação de equipamentos reforça prevenção a incêndios em UCs

Foram doados 144 equipamentos ao Ideflor-bio, que auxiliarão os trabalhos em unidades de conservação

Por Pryscila Margarido (IDEFLOR-BIO)
08/01/2020 10h38

Com o objetivo de reforçar a prevenção e o combate a incêndios em Unidades de Conservação estaduais, o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) fez a doação de 144 equipamentos ao Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), órgão gestor dessas áreas protegidas. O secretário executivo adjunto do Imaflora, Roberto Palmieri, entregou os materiais, na última segunda-feira (6), para a presidente do Instituto, Karla Bengtson, acompanhada de sua equipe técnica, na sede do Ideflor-bio, em Belém.

Kaela Bengtson (centro) recebe os equipamentos ao lado de parte da equipe do Ideflor-bioAo todo foram doados 56 mochilas costalis, 40 abafadores de incêndio, 40 capacetes bombeiro termoplástico, além de oito atomizadores que serão destinados às brigadas de cinco Unidades de Conservação (UC) estaduais, sendo a Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu; Parque Estadual de Monte Alegre (Pema); APA Paytuna; APA São Geraldo do Araguaia e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Campo das Mangabas. Com a ação, foram beneficiadas as UC das regiões oeste, nordeste, sudeste e região do Xingu.

O secretário executivo adjunto, Roberto Palmieri, destacou que o Imaflora é parceiro desde a fundação do Ideflor-bio. Sensibilizados pelas ocorrências de incêndios no período de seca, a entidade viabilizou a captação de recursos para equipar as equipes de brigadistas que atuam nas unidades.

“O Imaflora tem o propósito de contribuir para que as Unidades de Conservação estaduais cumpram com o seu papel de conservar a natureza, prover serviços ambientais, oferecer uma beleza cênica e um espaço de visitação e turismo, como o Parque Estadual de Monte Alegre. Além de ter áreas que fornecem produtos como a castanha, copaíba e andiroba com as florestas estaduais de Faro, Trombetas e Paru”, pontuou Roberto Palmieri.

A presidente do Ideflor-bio, Karla Bengtson, ressaltou que, embora o Instituto atue na formação de brigadistas, havia uma demanda pela aquisição de mais materiais. “Isso demonstra a importância dos nossos parceiros, como o Imaflora. Demonstra também a importância do trabalho deste Instituto e o sentimento de pertencimento para com as Unidades de Conservação do nosso Estado. Com essa doação, o Ideflor-bio inicia o ano de 2020 com as brigadas mais preparadas”, ponderou a presidente.

Parceria – A diretora de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação (DGMUC), Socorro Almeida, explicou que o Imaflora, inclusive, colabora atuando em diversas ações e projetos, desenvolvidos dentro das UC. “Os parceiros entram nas unidades de conservação para trabalhar junto com a gente, em ações previamente discutidas e projetadas. O Imaflora é um dos parceiros mais efetivos, que nos ajuda nas ações e estão sempre presentes”, garantiu a diretora.