Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATENDIMENTO

Mais de mil agendamentos para emissão de documentos são realizados

Sejudh retornou com os agendamentos e já no primeiro dia número de registros foi recorde

Por Claudiane Santiago (SEJU)
10/01/2020 12h07

Na manhã desta sexta-feira (10), a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) retomou os agendamentos para a emissão de identidade, carteira de trabalho, 2ª via e retificações de certidão de nascimento e casamento gratuitamente, na sede e polos de Paragominas e Santarém da Secretaria. 

Muitas pessoas marcaram presença neste primeiro dia de agendamentos, como foi o caso da dona Dalila Cardoso, de 75 anos, que estava ansiosa para o retorno das emissões e poder emitir a identidade do filho “Eu já tirei dois documentos aqui, a identidade da minha neta e carteira de trabalho dela. Nunca tive problema nenhum, pelo contrário, sempre fui bem recebida e o atendimento foi rápido. Então quando fiquei sabendo deste retorno, logo quis vir no primeiro dia para resolver”, declarou a aposentada.

Segundo o coordenador da coordenadoria de cidadania e direitos humanos, Bruno Melo, mais de mil pessoas passaram pela sede da Secretaria e pólos para fazer os agendamentos "Hoje, a procura foi enorme e nós trabalhamos desta forma, justamente para darmos todo suporte necessário e com tranquilidade durante as emissões. Para este ano, nós estaremos emitindo, diariamente, 100 identidades, 70 carteiras de trabalho e 50 retificações das certidões de nascimento e casamento.

Inicialmente, a estimativa da Sejudh, para este ano, é de emitir 600 documentos na sede e 350 em cada pólo, por semana.

Para a auxiliar de cozinha, Valdirene Bentes, essa foi uma grande oportunidade para dar entrada e garantir serviços básicos e fundamentais para o filho dela. “Eu esperei tanto por esse momento de conseguir dar entrada na emissão da 2° via da certidão de nascimento do meu filho. Fiquei sabendo pelas redes sociais e vim correndo, hoje, para cá, ainda mais quando vi que era gratuito. Essa oportunidade que estão me dando vai ajudar demais a conseguir tirar os outros documentos dele e garantir serviços necessários de saúde”.

Balanço - Em 2019, a Secretaria registrou mais de 30 mil atendimentos para emissão de documentos na sede, polos e caravanas com ações de cidadania que percorreram vários municípios do Estado, alcançando as mesorregiões do nordeste, sudeste, sul, oeste, baixo Tocantins e Marajó.

“Ficamos felizes de ter retomado com os agendamentos e poder ajudar as pessoas, de forma gratuita, com a emissão dos documentos. Em 2019, conseguimos ultrapassar nossa meta e este ano não será diferente, queremos poder contribuir ainda mais. Vamos percorrer com nossas ações de cidadania por vários municípios do Estado, além de fechar mais parcerias e atingir o maior número de pessoas”, frisou o diretor de Cidadania e Direitos Humanos, Mayky Franco.

Serviço: Para agendar, basta ir até a sede da Sejudh ou em um dos polos, sempre as sextas-feiras, a partir das 8h, podendo escolher o melhor dia da semana seguinte. Caso seja menor de idade, é necessário estar acompanhado de um responsável que comprove o vínculo de parentesco.

Endereços:
Sede Sejudh – Rua 28 de setembro, 339, Campina, Belém.
Polo Paragominas – Rua Amazonas, 100, Célio Miranda, Paragominas.
Polo Santarém – Trav. Professora Agripina de Matos, 798, Altos Liberdade, Santarém.

O que é necessário para a emissão dos documentos:

Identidade: Certidão de nascimento ou casamento original, comprovante de residência e duas fotos 3x4.
Carteira de Trabalho: Identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento original e comprovante de residência.
2° via da Carteira de Trabalho: Identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento original, comprovante de residência, espelho ou cópia da 1° via da carteira de trabalho e boletim de ocorrência.
2° via Certidão de Nascimento e casamento: Um documento com foto ou uma cópia da 1° via da certidão.
Retificações das certidões (erros de grafia): Certidão original e documento que comprove o motivo da retificação.

Ouça a matéria completa: