Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
USINAS DA PAZ

SEAC define terrenos no sudeste do Estado para a construção das UsiPaz

O objetivo foi a definição dos espaços onde serão implementados os complexos das Usinas da Paz (UsiPaz).

Por Paulo Garcia (SETRAN)
10/01/2020 14h37

Uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac) visitou esta semana os municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás, na região sudeste do Estado. 

Essa visita faz parte da segunda etapa do programa de governo Territórios Pela Paz (TerPaz), que consiste na interiorização do programa já implementado nos bairros do Guamá, Terra Firme, Jurunas, Benguí, Cabanagem, Icuí-Guajará e Nova União, na Região Metropolitana de Belém.

“Aqui no Município de Parauapebas estamos fazendo as articulações necessárias junto ao chefe de gabinete da Prefeitura, José Alves de Lima, o secretário municipal de habitação, João Eduardo Fontana e a secretária municipal da mulher, Maria Ângela da Silva, no qual ficou garantido o repasse para o Estado de um terreno de 10 mil m² na área do Tropical 1 e 2, já em Canaã dos Carajás a UsiPaz será construída em uma região chamada 'Vale da Benção', a decisão do terreno foi realizada em acordo com o prefeito da cidade, Jeová Andrade”, informou o Coronel Marcos Aurélio Lopes, diretor de Desenvolvimento Comunitário da Seac.

Segundo o Coronel Marcos, na tarde da última quinta-feira (09), foram realizadas o levantamento topográfico desses espaços que vão sediar os complexos das Usinas da Paz e ainda será feita uma vistoria técnica em um prazo de 15 dias.

SOBRE AS USINAS DA PAZ: As Usinas da Paz (UsiPaz) serão estruturas públicas, com áreas de aproximadamente 10 mil metros, que unem o conceito de Centro Comunitário e Praça da Juventude em todos os territórios da Região Metropolitana e no interior do Estado. Estão previstas dentro da política Pública do Território Pela Paz, com a finalidade de garantir a permanência do Estado nos territórios, com ênfase na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário com três eixos fundamentais: Assistência, Esporte/Lazer e Cultura.

As UsiPaz terão complexos esportivos, salas de audiovisual, inclusão digital e vários serviços, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, ações de segurança, escola de gastronomia, espaços integrados, espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá espaços para cursos livres, dança, artes marciais, musicalização e biblioteca.

Atividades que, além de democratizarem o acesso ao esporte, ao lazer e à produção cultural, concretizam a convivência comunitária e propiciam a prestação de serviços pelas secretarias estaduais envolvidas no TerPaz.