Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIGNIDADE À POPULAÇÃO

Ação Cidadania atende mais de mil pessoas no dia do aniversário de Belém

A ação social garantiu benefícios importantes em um dos principais pontos turísticos de Belém.

Por Jackie Carrera (SECOM)
12/01/2020 12h59

Milhares de pessoas formaram uma enorme fila ao redor do Teatro da Paz para receberem os serviços ofertados pelo Governo do Estado.

No dia em que Belém comemora os seus 404 anos de fundação, o Governo do Pará dá continuidade à primeira Ação Cidadania de 2020. Os atendimentos em standes e unidades móveis montados no local iniciaram as 8h da manhã. Foram quase 1000 pessoas beneficiadas.

A movimentação surpreendeu a presidente da Fundação Parapaz, Ray Tavares.

"A gente fica muito feliz por estar realizando mais uma ação e no dia do aniversário de Belém. Nos surpreendemos com a expectativa do público porque imaginávamos que aqui na praça onde as pessoas vêm geralmente para passear, não trouxessem a documentação necessária. Mas pelo contrário, eles vieram preparados pra participar. A maioria procurando documentos e atendimento médico. E todos os nossos serviços lotados", disse a presidente da Fundação Parapaz.

Seu Carlos Augusto da Silva estava na fila desde as 7h. Ele mora em Icoaraci e acordou cedo para aproveitar os serviços. O eletricista elogiava a iniciativa do governo.

"É muito bom para população que precisa desse tipo de atendimento. Governo está acertando, tá indo bem. Aqui é mais tranquilo e rápido de ser atendido".

A maioria das pessoas buscava retirar novos documentos que eram emitidos na hora e gratuitamente, através de uma parceria entre Polícia Civil e Secretaria de Estado de Assistência Social, emprego e renda (Seaster).

Muitos idosos como Dona Lucileia dos Santos, de 60 anos, aproveitavam para garantir, de graça, os documentos de identificação.

"Tá muito velhinha minha certidão e outra vez eu fui atrás de tirar uma nova, mas não tenho condições de pagar mais de 200 reais. E agora estou precisando mesmo porque eu perdi minha carteira de identidade. Aqui eu já tenho todos os documentos", disse dona Lucileia.

Cilene sousa, dona de casa, era outra usuária satisfeita com o serviço. Segundo ela, que trouxe o neto, Cristian, de 7 anos, a ação veio em boa hora.

"Acordei ele 6h pra se arrumar e vim pra cá tirar a identidade dele, porque a gente precisa pra matriculá-lo na nova escola e o prazo é até o dia 18. Eu já ia correr atrás disso e essa foi a oportunidade", disse a vó do menino.

Mesmo com a demanda maior para retirar documentação, os serviços são variados. Vão desde espaço de beleza, orientação jurídica, atendimento médico e odontológico, vacinação, teste rápidos para doenças sexualmente transmissíveis, negociação de débitos com a Cosanpa e orientação com a Cohab sobre Cheque Moradia.

Dentro de uma das unidades móveis da Sespa, seu Raimundo Oliveira era atendido pela médica Floripes Henriques. O idoso reclamava de dores nos joelhos e foi um dos primeiros a ser atendido e não era nem 9 horas da manhã.

"No hospital demora muito pra esperar e às vezes marca pra outro dia. Aqui é melhor. A doutora atende a gente bem", disse o aposentado.

"Seu Raimundo recebeu um grande presente no dia de aniversário de Belém. Já receitei o medicamento para a artrose no joelho, o reumatismo. Vai ser encaminhado para o cardiologista também. Estamos aqui ora atender a todos" disse a médica em clínica geral, Floripes Henriques.

A Ação Cidadania em comemoração ao aniversário de Belém ocorreu em dois pontos turísticos da capital paraense. No sábado (11) foi no Ver-o-Peso e neste domingo (12), na Praça da República. A programação tem como objetivo aproximar ainda mais a população dos serviços oferecidos pelos órgãos do Estado. Para a moradora de rua, Franci Alves, é a chance de ser atendida com dignidade e cuidar da saúde.

"No Ver O Peso eu fiz os exames e vim hoje pra cá de novo. Pra cuidar dos dentes. recebi meu material higiênico e também quero aproveitar o espaço da beleza e tirar os documentos", disse Franci.