Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BELÉM 404 ANOS

Roteiro Geo-Turístico leva cerca de 300 pessoas até o Centro Histórico

O roteiro pelo bairro da Cidade Velha existe há 9 anos e foi o primeiro a ser implantado em 12 de janeiro.

Por Gabriel Marques (SECULT)
12/01/2020 22h03

Para encerrar último dia de programações do Preamar Cabano no centro histórico de Belém, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Universidade Federal do Pará, realizou um roteiro Geo-Turistico, na manhã deste domingo (12). A programação levou cerca de 300 a conhecer mais sobre o centro histórico de Belém, que completa 404 anos.

Pontos importantes da cidade foram destacados durante todo o percurso, como por exemplo o Forte do Castelo e a rua Siqueira Mendes, a primeira rua de Belém. A atividade foi mediada pela Professora Goretti Tavares (GGEOTUR/UFPA), que coordena o projeto há 9 anos.

“É uma atividade importante porque as pessoas conhecendo a memória, o patrimônio e a sua geografia, passam a se apropriar e armazenam informações para entender que a cidade e o patrimônio são nossos. É uma forma de aproximar essa ideia de pertencimento” afirma a professora.

Para Armando Sobral, Diretor do Sistema Integrado de Museus (SIM), a programação no centro histórico de Belém encerra da melhor forma. “Encerramos a programação do centro histórico hoje, com este percurso pelas primeiras ruas de Belém, chegando até os carmelitanos que foi uma das primeiras edificações religiosas aqui na cidade e ainda levamos o público a entender a importância desse patrimônio histórico para Belém”, aponta.

O estudante universitário, Gabriel Farias, conta que toda vez que vem a Belém, redescobre algo sobre a paisagem urbana presente na capital. “É a primeira vez que venho até um roteiro, e aqui a gente redescobre coisas interessantes. Tenho essa questão de identidade, e toda vez que retorno  percebo que sempre há algo novo para conhecer. Dá um orgulho de saber toda essa história”, afirma.