Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADE

Cosanpa inicia mais um curso de capacitação dentro do programa TerPaz

O objetivo é ensinar conhecimentos práticos, possibilitando que essas pessoas possam começar a trabalhar no mercado de alimentação e festas.

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
14/01/2020 18h01

A Companhia de Saneamento do Pará iniciou hoje, 14, mais um curso de capacitação dentro do programa TerPaz. Cerca de 20 moradores do bairro do Jurunas vão participar até a próxima sexta-feira, 17, do curso de produção de bolos artesanais.

O curso de capacitação no âmbito do TerPaz beneficia.20 moradoras do bairro do JurunasDona Maria do Socorro Vasco é uma das alunas do curso, ela conta que está desempregada e percebeu que a produção de bolos pode ser uma boa oportunidade para mudar de vida em 2020, ela já tem planos até de se tornar uma microempreendedora no ramo de doces e salgados.

“Hoje eu me encontro desempregada, durante meses estava procurando opções para ganhar dinheiro, eu fiquei muito feliz quando soube que Cosanpa estava oferecendo esse curso e ainda de forma gratuita, eu percebi que era a minha hora de ter um novo rumo. Já penso em colocar em prático tudo que vou aprender e até mesmo passar adiante todo esse conhecimento”, disse Maria do Socorro.

O Jurunas é um dos bairros atendidos pelo Programa Territórios pela Paz (TerPaz), desenvolvido pelo Governo do Pará em áreas de vulnerabilidade social, e de acordo com os próprios moradores do bairro, no local, muitas pessoas não possuem condições financeiras para investir em capacitação.

“A Cosanpa está de parabéns por essa iniciativa, essa é uma forma muito positiva de ajudar as donas de casa aqui do nosso bairro, pois muitas vezes não temos oportunidades. A Cosanpa está nos abrindo uma porta para o mercado de trabalho”, declarou Benigna Correa Vilhena, participante do curso.

Realizado no Centro Comunitário Limoeiro, o curso quer capacitar as participantes para o mercado de alimentação e festasO curso está acontecendo no Centro Comunitário Limoeiro, e tem carga horária de 20 horas. O objetivo é ensinar conhecimentos práticos, possibilitando que essas pessoas possam começar a trabalhar no mercado de alimentação e festas. A ideia é estimular alternativas criativas com possibilidades de geração de renda.

“Durante a semana eu vou ensinar e dar diferentes dicas que vão facilitar a vida de quem está pretendendo se tornar um microempreendedor. Vou falar sobre higiene, manipulação de alimentos, várias receitas, e a importância das embalagens e decoração. Elas vão perceber que é possível produzir com baixo custo e assim gerar renda para família”, Rosivalda Farias Barros, instrutora do curso.

A Companhia promove os cursos de capacitação por meio da sua assessoria de programas sociais, que atua nos locais em que vão ser beneficiados com obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário. “O trabalho da assessoria de programas sociais da Cosanpa procura atender a demanda da comunidade, trabalhando uma qualificação profissional que tenha retorno na região. Nós esperamos melhoria de 30% na condição socioeconômica dos beneficiados com o curso de bolos artesanais”, comentou Lene Oliveira, assessora de programas sociais da Cosanpa.

Dentro do programa Terpaz, a capacitação é um dos maiores focos, pois gera renda e empreendedorismo para comunidade. “Cursos como esse que a Cosanpa está disponibilizando são de extrema importância. Dessa forma, essas pessoas vão ganhar dinheiro, podem abrir a sua pequena empresa e no futuro até gerar emprego dentro do bairro”, concluiu Delma Braga, Coordenadora do TerPaz Jurunas.