Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Servidores da Sespa participam de Curso de Capacitação do TerPaz

Cerca de 100 servidores da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) estão participando do I Encontro de Capacitação Técnica em Saúde voltado ao programa Territórios Pela Paz (TerPaz).

Por Paulo Garcia (SETRAN)
15/01/2020 17h15

Ivete Feio Bulhosa, Marilda Silva Braga e Alessandra Amaral, representantes da Câmara Técnica da Sespa no TerPaz com o Luciano e Alejandro na bancada.

O evento, coordenado pela Câmara Técnica da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Câmara Técnica Intersetorial da Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac), iniciou na manhã desta quarta-feira (15) e vai até amanhã (16), no Auditório da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), com palestras voltadas aos servidores da área da saúde com o objetivo de melhorar o desempenho e gestão desses profissionais que participam das ações do TerPaz.

“Esse encontro serve para que os nossos profissionais da rede da Sespa tenham uma visão melhor sobre o que é o TerPaz, tanto no acolhimento, como nos serviços que a gente leva, no fluxo de atendimentos e principalmente nos casos de urgência e emergência que possam ocorrer nas ações”, contou Alessandra Amaral, coordenadora da Câmara Técnica da Sespa no TerPaz.

Neste primeiro dia do encontro, o Coordenador do Eixo Segurança Pública do TerPaz, Luciano de Oliveira, palestrou sobre a atuação e estratégias da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social.

Luciano de Oliveira, Coordenador do Eixo Segurança Pública do TerPaz

Foram abordados também os conceitos do TerPaz, por meio de apresentações do Coordenador da Câmara Técnica Intersetorial da Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac), Julio Alejandro Quezada Jelves, que explicou os objetivos do programa e como funciona o trabalho da Câmara Técnica Intersetorial. “Esse momento é importante para mostrar como a gente consegue organizar 35 órgãos do governo para levar políticas públicas sociais aos sete territórios do programa, então informar como a gente trabalha, qual metodologia e estratégias que foram adotadas são essenciais para inspirar esses profissionais”, disse Alejandro.

Julio Alejandro Quezada Jelves, Coordenador da Câmara Técnica Intersetorial da Seac

A Técnica de Enfermagem, Maria Helena Pereira, estava entre os servidores participantes. Para ela, foi gratificante entender mais sobre o TerPaz e o trabalho que a Sespa está desenvolvendo. “É válido a gente ter conhecimento e a dimensão que é esse grande trabalho que o TerPaz está fazendo e para nós que trabalhamos diretamente com o público é muito bom reciclar e aprender novas técnicas, é um prazer estar aqui”, disse.

Para a dentista Cristiana Huhn, que atua no TerPaz desde o início das ações, eventos como esse são essenciais para melhorar o relacionamento com a comunidade. “Estou participando do curso visando conhecer mais o programa e os resultados alcançados durante esse tempo, além de divulgar para os demais colegas a importância desse programa, eu participo desde junho quando foi implantado no bairro da Cabanagem e eu percebo que já há uma mobilização das comunidades para participar das ações, então nós, enquanto servidores, estamos buscando se especializar e aprender mais, todo mundo tem a ganhar”, contou Cristiana.

No segundo dia do evento, será realizado as palestras “Humanização no TerPaz” com o palestrante Luiz Guilherme, “Acolhimento como Forma de Cuidado”, com a palestrante Tereza da Cruz Bezerra, “Acolhimento Diferenciado ao Usuário do TerPaz”, com Rosa Freitas de Carvalho e “Atendimento Inicial às Situações de Urgência e Emergência”, com Francilene da Luz Belo.

Em março será realizado o segundo curso de capacitação técnico para novos servidores.