Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RESULTADOS POSITIVOS

Batalhão Águia completa um ano com mais de mil operações

Em 2019, 1.081 operações resultaram na abordagem de mais de 22 mil pessoas e 14 mil veículos.

Por Dayane Baía (ARCON)
15/01/2020 18h19

Davi Pantoja, 13 anos, sonha em se tornar policial e hoje teve certeza do que quer para o futuro ao conhecer de perto o trabalho desenvolvido no 28º Batalhão Águia da Polícia Militar.  “Desde criança eu queria ser policial, para ajudar as pessoas que são assaltadas pela rua. Policial ajuda as pessoas e eu gosto de ajudar”, afirmou Davi. Ele veio acompanhado do primo Lucas Pantoja, de 20 anos e ambos gostaram do que viram. “Aqui é muito bem organizado, todas as tarefas, os alojamentos, vestiários, o local onde faz manutenção dos veículos e também onde eles apuram as rotas”, elogiou Lucas. 

Os jovens puderam conhecer uma amostra do trabalho desenvolvido há pouco mais de um ano no Batalhão Águia, instalado no início da gestão especialmente para ações ostensivas com o uso de motocicletas.

“A avaliação foi melhor do que aquilo que a gente esperava. Foi uma medida muito acertada do Governo do Estado, através do Comando Geral da corporação, Coronel Dilson Júnior. É um policiamento ágil, que consegue transitar nos piores terrenos e com celeridade. Aliado a isso, ele atua especificamente nas manchas criminais e através da participação da população no Disque Denúncia (181). É um policiamento pontual, que vai aonde realmente estamos precisando. Temos logrado êxito”, afirmou o comandante Tenente Coronel Leonardo Franco.

Desde 2019, o Batalhão centraliza o efetivo dos grupamentos de motopoliciamento, com um total de 110 homens e mulheres atuando em 90 motocicletas e três viaturas. Assim, eles puderam intensificar os treinamentos, com instruções de posicionamento e abordagem em cima de um veículo que exige reflexo apurado na condução e exercício da atividade policial. Para prevenir acidentes de trânsito, os agentes utilizam equipamentos de proteção individual que incluem joelheiras, cotoveleiras, luvas, capacetes e balaclavas.

Em doze meses, foram realizadas 1.081 operações que resultaram na abordagem de mais de 22 mil pessoas e 14 mil veículos, entre eles 58 que haviam sido roubados. “Agilidade e precisão são pilares de sustentação do nosso Batalhão. Agilidade no que diz respeito à versatilidade da moto, a viatura de duas rodas. E a precisão por conta do planejamento, a gente estuda a mancha criminal de toda a Região Metropolitana e onde os números não estão dentro de um padrão tolerável, o nosso policiamento atua”, reiterou o comandante.

O planejamento das ações ocorre com base nos dados gerados pelo Comando de Policiamento da Capital I, os quais indicam locais, horários e dias da semana onde há incidência de delitos. O monitoramento é feito com base nos boletins de ocorrência e denúncias da comunidade. A atuação ocorre de forma precisa, sobretudo em vielas nas quais as viaturas automobilísticas não conseguem alcançar. 

Abordagens a transeuntes, ônibus, motos, carros de passeio e bicicletas têm sido importantes para a redução da criminalidade. Assaltos a ônibus, por exemplo, tiveram uma queda de 75% em 2019 em relação ao anterior. Roubos de veículos também apresentaram redução de 37% no mesmo período. Neste período de pré-carnaval, além das atividades em cima da mancha criminal, o Batalhão Águia também tem desenvolvido ações para proteger as pessoas nas ruas por ocasião dos eventos festivos.