Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Jovens atendidos pelo TerPaz vão participar das transmissões do Parazão 2020

Na TV e no Portal Cultura, oito concluintes de oficinas oferecidas pela Funtelpa vão interagir com torcedores no quadro 'Cenas da Galera'

Por Governo do Pará (SECOM)
15/01/2020 23h59

Um dos frutos do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), desenvolvido pelo governo do Estado, chega à próxima edição do Campeonato Paraense de Futebol 2020. O quadro “Cenas da Galera” vai levar à TV e ao Portal Cultura – veículos da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) – jovens que participaram do Projeto Cenas de Paz em quatro territórios já beneficiados pelas ações do TerPaz. A Funtelpa realizou programações nos bairros da Cabanagem e Bengui (em Belém), Icuí-Guajará (em Ananindeua) e Nova União (em Marituba), e selecionou dois jovens de cada bairro para participação na transmissão ao vivo dos jogos do “Parazão 2020”. O projeto começa a ser concretizado pelos alunos do “Cenas de Paz” no próximo domingo (19), com a transmissão do primeiro jogo do campeonato, entre os clubes do Remo e Tapajós, a partir das 16 h.

O Projeto Cenas de Paz – que realizada oficinas de Criação Audiovisual, Corpo e Voz, Câmera, Edição, Rádio e Web - levou oito participantes à experiência de atuação em frente às câmeras, sob a orientação de Maicon Gomes e Vanessa Fortes, responsáveis pelas oficinas de Comunicação Integrada, oferecidas pela Funtelpa com o principal objetivo de recuperar, entre os participantes, a autoestima e o sentimento de cidadania.

Durante as transmissões ao vivo dos jogos, os jovens oriundos das oficinas vão interagir com os torcedores nas arquibancadas. Os selecionados para a primeira fase do “Cenas da Galera” são Mederiá Brandão e Rhuane Claudete, do bairro da Cabanagem; Júlio Silva e Layse Esther, do bairro do Icuí; Vitória Patrícia e Jhonny William, de Marituba, e Eduarda Vales e Daniel do Nascimento, do Bengui.

Transformação - Segundo a diretora de TV e do “Cenas de Paz”, Vanessa Vasconcelos, os selecionados " passaram por nossas oficinas de Comunicação Integrada, e vimos talentos sendo despertados. Agora vamos ampliar essa experiência, e eles poderão por em prática tudo o que aprenderam. Esse é mais um passo no ideal de transformação na vida dos jovens atendidos".

Vanessa Fortes, que acompanhará os jovens em campo, disse que os participantes “adoraram fazer os testes para o ‘Cenas da Galera’. Se divertiram muito, e também estão muito centrados para colocar em prática tudo o que aprenderam até agora. É um momento importante na vida e, futuramente, na carreira deles”.

O Projeto Cenas da Paz contabilizou em seu primeiro ano mais de 100 jovens atendidos, e a perspectiva para 2020 é, no período de março a maio, levar as oficinas aos bairros do Guamá, Jurunas e Terra Firme, que estão entre os mais populosos da capital paraense. Em cada um dos bairros serão oferecidas 40 vagas, beneficiando jovens na faixa etária de 14 a 20 anos. (Colaboração do Portal Cultura).