Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIÇOS

Territórios Pela Paz retoma ações de saúde em quatro bairros de Belém

Novidade são as palestras sobre hanseníase, atendimento com hansenólogo e orientações voltadas para as mulheres

Por Paulo Garcia (SETRAN)
16/01/2020 11h35

O Programa Território Pela Paz (TerPaz), do governo do Estado, retoma ações de saúde, no próximo sábado (18), em quatro bairros de Belém – Guamá, Jurunas, Cabanagem e Terra Firme. Este ano, a novidade são as palestras sobre hanseníase, atendimento médico e orientações voltadas para as mulheres. A ação marca o retorno das atividades da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) nas atividades do TerPaz.

Os moradores vão receber atendimento médico, testes rápidos de HIV, sífilis Hepatite B e C, aferição de P.A, encaminhamento para consultas e exames especializados, emissão do Cartão do SUS e atendimento da unidade Odontomóvel.

A Coordenação Estadual de Controle da Hanseníase da Sespa também levará o serviço especializado de avaliação para diagnóstico de hanseníase. “Infelizmente, a hanseníase ainda é uma doença ativa, e a Secretaria tem trabalhado na prevenção e alerta para população. Por isso, estar dentro dos territórios vai ser muito importante e estratégico, principalmente por estarmos no mês roxo, que é o mês de combate e prevenção para o tratamento precoce e enfrentamento dessa doença”, contou o coordenador estadual de Controle da Hanseníase, Bruno Pinheiro.

Outra novidade serão as palestras e orientações para a saúde da mulher. Neste primeiro momento, o tema abordado é a mortalidade materna. “Estamos trabalhando com várias estratégias e acolhimento de mulheres vulneráveis, por isso, o nosso objetivo é orientar o público feminino, em especial, as grávidas, para assim, reduzir a mortalidade materna”, contou a coordenadora estadual da Saúde da Mulher da Sespa, Itamara Silva.

Veja os locais onde serão realizadas as ações de saúde no sábado (18):

Território: Guamá
Local: Escola Estadual Ruth Rosita de Nazaré Gonzales. R Paes de Souza

Território: Jurunas
Local: Escola Arthur Porto. Rua Eng. Fernando Guilhon, 450

Território: Cabanagem
Local: Escola José Valente. Estrada do Benjamin, s/n.

Território: Terra Firme
Local: Escola de 1º Grau Matheus do Carmo. Passagem São João, 128