Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIDADE DE VIDA

Parapaz realiza mais de 1.200 serviços na ação de cidadania realizada em Santa Izabel

Escola Magalhães Barata, que sediou o evento, será reformada pelo Governo do Estado já neste ano

Por Ronan Frias (DETRAN)
18/01/2020 12h38

Governador Helder Barbalho no serviço de aferição de pressão arterialAs salas da Escola Estadual Magalhães Barata, no município de Santa Izabel do Pará, na Região Metropolitana de Belém, ficaram totalmente ocupadas na manhã deste sábado (18), por pessoas em busca dos serviços oferecidos pelo Governo do Pará, por meio da Fundação Parapaz. "Estamos trazendo aos moradores de Santa Izabel não apenas diversos serviços. Esse é o momento de o Estado mostrar que estamos aqui para servir à população, trazendo mais qualidade de vida", ressaltou o governador Helder Barbalho, que esteve em Santa Izabel cumprindo agenda de trabalho.As salas da escola receberam os moradores que procuraram pelos serviços gratuitos

Durante a programação, o governador anunciou que a Escola Estadual Magalhães Barata será reformada ainda este ano. "Quero assumir, aqui, o compromisso de fazer a recuperação da escola. Colocaremos ar-condicionado nas salas em julho, para que tudo esteja preparado para o retorno das aulas", adiantou.

A emissão de documentos continua sendo uma das maiores demandas da populaçãoCerca de 1.250 atendimentos foram realizados durante a ação de cidadania, que ofereceu aos moradores serviços gratuitos, nas áreas de saúde, assistência, emprego e renda, e estética. Os mais procurados foram emissão de carteira de identidade; 2ª via de certidão de nascimento; orientações jurídicas e empresariais; informações sobre cheque moradia; testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites B e C; aferição de pressão arterial; palestra sobre higiene bucal, consultas médicas, cadastro para doação de medula óssea e degustação de suco detox.

Alimentação e estética - A presidente da Fundação ParaPaz, Ray Tavares, avaliou como “um dia positivo, porque o Estado conseguiu reunir vários serviços sempre muito procurados pela população. Os atendimentos iniciaram cedo e foram bem procurados. Estamos satisfeitos".

A moradora Maria Evanice da Silva experimentou e aprovou o suco e o bolo feitos pela equipe da EmaterA moradora Maria Evanice da Silva experimentou o suco feito com abacaxi e hortelã, uma receita detox ensinada pela equipe da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará), que apoia a produção agrícola do município. A bebida foi oferecida com o bolo feito com a farinha de tapioca, típica da região. "Gostei da mistura dos sabores do suco de abacaxi com hortelã, e o bolo. Vou investir nessa receita, porque a minha família planta a fruta e também produz bolo de tapioca", informou.

Alicia Silva Lins aproveitou o serviço de estética na companhia da mãe. "Eu escolhi cortar o cabelo, e me sinto muito feliz", disse a adolescente.

Em 2019, a Fundação Parapaz realizou 27 ações de cidadania, beneficiando as populações de 20 municípios, totalizando 50.993 atendimentos em várias regiões do Estado.

Helder Barbalho, parlamentares e autoridades locais que acompanharam as ações de cidadania