Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TROCA DE COMANDO

Novos comandantes da PM assumem cargos durante solenidade em Belém

Com a rotatividade nos comandos da corporação, Governo quer reduzir a criminalidade no interior, como vem ocorrendo na Região Metropolitana de Belém

Por Taiane Figueiredo (PM)
20/01/2020 23h00

Alto comando da Polícia Militar do ParáA Polícia Militar realizou, na manhã desta segunda-feira (20), a solenidade de assunção às novas funções de diretores, comandantes e chefes de setores administrativos e de unidades operacionais da corporação localizadas na capital paraense e no interior do Estado. A cerimônia foi realizada na sede do Comando-Geral da PM, no bairro Parque-Guajará, em Belém, e contou com a presença do secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel José Dilson Melo de Souza Júnior, além de oficiais do alto comando da corporação.

Entre os setores que mudaram a gestão está o Departamento-Geral de Operações (DGO), responsável pelos órgãos de execução da atividade-fim da PM, que passa a ser chefiado pelo coronel Pedro Paulo dos Santos Celso. Antes de assumir a função, o oficial estava à frente do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), em Ananindeua.

Titular da Segup, Ualame MachadoOutros departamentos que coordenam setores administrativos e de formação da Polícia Militar também mudaram de comando, como a Academia de Polícia Militar Coronel Fontoura (APM), que a partir de agora terá à frente o coronel Francisco Celso de Lima Machado. O coronel Paulo Sérgio de Braga Fernandes comandará o Centro de Inteligência (CInt); o tenente-coronel Elson Luiz Brito da Silva será o novo diretor de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH) da PM. Além destes, o coronel Marco Antônio de Oliveira Cidon assumiu a chefia da Controladoria Interna da PM, e o tenente-coronel Ricardo André Bilóia da Silva assumiu a função de consultor chefe.

Os comandos Intermediários (Coints) estão com novos comandantes: o Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), com sede em Ananindeua, é comandado pelo tenente-coronel Benedito Tobias Sabbá Corrêa; o Comando de Policiamento Regional I (CPR I), com sede em Santarém, passa a ser comandado pelo coronel Aldemar Loureiro Maués Júnior; o Comando de Policiamento Regional VI (CPR VI), sediado em Paragominas, tem no comando a coronel Adriana Lúcia Costa Carvalho.

O Comando de Policiamento Regional XII (CPR XII), com sede no município de Breves, passa a ser comandado pelo coronel Franklin Roosevelt Wanzeler Fayal, e o Comando de Policiamento Regional XIII (CPR XIII), com sede no município de São Félix do Xingu, tem no comando o tenente-coronel Claúdio José de Oliveira Gifoni.

“A troca do comando de batalhões intermediários, comandos de policiamentos e chefia de departamentos proporciona o crescimento de cada policial militar diante das várias atividades que a PM desenvolve”, destacou o novo chefe do DGO, coronel Pedro Paulo.

Coronel Dilson JúniorExperiências - O comandante-geral, coronel Dilson Júnior, também reforçou a importância da rotatividade na instituição, afirmando que a sociedade só tem a ganhar com essa prática. “Na carreira militar, a troca de função é rotineira e muito importante. Quando passamos em várias unidades operacionais e em funções administrativas, adquirimos experiência para decidirmos a melhor forma de combater a criminalidade e servir à sociedade paraense”, ressaltou.

“É importante estarmos reajustando as gestões na Polícia Militar, e os oficiais galgando novas funções dentro da corporação. Esperamos que com essa nova oxigenação possamos reduzir muito a criminalidade no interior do Estado e manter o que estamos fazendo na Região Metropolitana de Belém. Cada um dos que estão assumindo hoje as novas funções está incumbido deste objetivo”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, que durante o evento representou o governador do Estado, Helder Barbalho.