Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COSANPA

Moradores de Breves visitam obras de novo sistema de abastecimento de água

Eles também tiveram a oportunidade de realizar uma oficina de reciclagem

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
21/01/2020 13h06

Em 2019, moradores de Breves, na Ilha do Marajó, tiveram as esperanças renovadas com a retomada da obra do novo sistema de abastecimento de água da cidade, depois de quase 10 anos de obras paradas. Por esse motivo, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) levou lideranças comunitárias do município para conhecerem o canteiro de obras. No local, eles tiveram a oportunidade de ver o andamento da obra e entender de que forma ela vai melhorar o abastecimento nos locais em que a água ainda é precária.

“Levamos vários líderes comunitários da cidade de Breves para conhecer o local da obra. Eles receberam explicações sobre o novo sistema de abastecimento, viram o projeto, e até mesmo os materiais para construção da nova Estação de Tratamento. Foi uma visita muito produtiva para Cosanpa e para os moradores”, contou a assessora de programas sociais da Companhia, Lene Oliveira.

O novo sistema irá contemplar uma área da cidade que não recebe abastecimento do sistema já existente. Na ordem de serviço, estão programadas a construção da estrutura de captação de água, implantação de adutoras, estação de tratamento, reservatórios, casa de bombas, rede de distribuição, ligações domiciliares e sistemas de operação. O valor do investimento é de cerca de R$ 20 milhões e o prazo para conclusão é de dois anos.

Depois da visita, os representantes das comunidades de Breves tiveram conhecimento sobre as ações previstas pela assessoria de programas sociais da Cosanpa e também deram sugestões de atividades. “Nos foi solicitado a criação de um comitê ambiental para limpeza do igarapé Santa Cruz que fica próximo a obra, e a Cosanpa vai atender essa demanda dos moradores. Vamos organizar para que ele seja implantado o mais breve possível”, acrescentou Lene Oliveira.

Além da visita as obras do sistema de abastecimento, cerca de 20 moradores de Breves participaram de uma oficina de reciclagem, focando no artesanato, que é muito forte na região.

Durante a oficina, foram ensinadas técnicas de pintura em garrafa de vidros e reciclagem de jornal para confecção de vasos, o curso tinha o objetivo de incentivar a preservação do meio ambiente e a geração de renda por meio da qualificação profissional.  

“Para mim esse curso foi muito importante, eu já trabalho com artesanato, mas eu conheci novas técnicas e ainda aprendi que é possível reaproveitar muitas coisas que temos em casa que acabam sendo descartadas, dessa forma a gente ajuda o meio ambiente e ainda economiza com material. Essa oficina foi uma forma de valorizar o artesanato de Breves, estamos muito gratos por esse trabalho que a Cosanpa está prestando em nossa cidade”, disse a autônoma Francilene do Vale.