Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE MENTAL

Janeiro Branco: HC promove programação especial para pacientes da psiquiatria

'Sextas Culturais' iniciou no último dia 10 de janeiro com a proposta de trazer orientação e reflexão de forma lúdica

Por Melina Marcelino (HC)
23/01/2020 12h52

O ‘Janeiro Branco’, campanha de conscientização para a valorização dos cuidados com a saúde mental, trouxe uma programação especial para a Clínica Psiquiátrica da Fundação Pública Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV). A atividade intitulada “Sextas Culturais” iniciou no último dia 10 de janeiro com a proposta de trazer orientação e reflexão de forma lúdica para os pacientes atendidos na unidade.

Na abertura da programação, foi exibido o curta-metragem “Caminhando com Tim Tim”, no Setor de Internação Breve (SIB). O filme conta a história de Valentim, um bebê que já sai conquistando o seu espaço no mundo, sem medo de explorar a cidade em que vive. Ao final da sessão, uma roda de conversa finalizou o momento.

Os coordenadores da atividade contam que um dos objetivos foi fazer os pacientes lembrarem de lugares que trazem boas recordações. “Queremos resgatar essa possibilidade de um cotidiano fora do hospital”, conta a residente de Terapia Ocupacional, Paloma Mendes. “Que esse resgate possibilite que o paciente não precise retornar para a unidade de saúde, que essas boas lembranças possam ser um meio para não ter outras crises”, explica o residente de Educação Física, Renan Barbosa.

Na segunda semana de atividades, um mapa dos territórios onde os pacientes habitam e trocam experiências foi construído por eles mesmos, com a ajuda da equipe. Segundo a psicóloga Ana Cláudia Pithan, o desenvolvimento da área profissional, estudantil, pessoal, afetiva, de amizade e lazer é importante para a qualidade de vida e bem estar. “Quando você só tem uma área investida você fica empobrecido mentalmente e se uma área faltar, você pode adoecer”, diz.

O reconhecimento de locais e formas de lazer ao alcance do paciente foi estimulado pela equipe. “A nossa intenção é trabalhar nessa perspectiva de cidadania, com a intenção de resgate da sensação de pertencimento a esse local que eles estão, que vivem”, avalia o residente de Assistência Social, Samuel Freire.

A programação alusiva ao Janeiro Branco no SIB termina nesta sexta-feira (24), com uma atividade de expressões artísticas. O objetivo é resgatar o que foi trabalhado nas últimas ações e fazer uma exposição.

Tratamento – A pessoa em sofrimento mental pode procurar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde ou em um Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Porém, se estiver em crise, pode ser encaminhada diretamente ao Serviço de Emergência Psiquiátrica da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV). A unidade de saúde atende pacientes que apresentam graves alterações de comportamento e de humor. São 20 leitos para a emergência psiquiátrica e 40 leitos para internação breve.