Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONQUISTANDO A LIBERDADE

Escola da Cabanagem recebe ações de limpeza e jardinagem do TerPaz

Projeto de reinserção social utiliza a mão de obra carcerária para melhorias em escolas públicas do Estado

Por Paulo Garcia (SETRAN)
24/01/2020 08h35

Dentre os serviços prestados estão roçagem, limpeza, manutenção predial e pintura dos espaços da escolaInternos do projeto Conquistando a Liberdade retomaram as atividades de 2020 dentro do programa Territórios Pela Paz (TerPaz), do governo do Estado. A primeira ação do ano está sendo realizada, desde a última terça-feira (21), na Escola Estadual José Valente Ribeiro, no bairro da Cabanagem. As atividades no local serão encerradas nesta sexta (24).

“São 12 internos do regime semiaberto custodiados na Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI) que estão participando da ação. Ano passado, atuamos em 14 escolas de todos os territórios do TerPaz e, para esse ano de 2020, estamos com um cronograma de quatro escolas por mês”, explicou o coordenador de Assistência ao Egresso e Família, Belchior Machado.

O Conquistando a Liberdade é um projeto de reinserção social da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) que utiliza a mão de obra carcerária para melhorias em escolas públicas do Estado, além de atuar de forma preventiva no combate à criminalidade.

“Este projeto tem um significado importante para a comunidade escolar porque provoca uma reflexão a respeito das diferentes condutas que temos no bairro, o conhecimento acerca de como vive a população carcerária e isso possibilita ao aluno um repensar de atitudes” - Ivanilda Vieira, diretora da Escola José Valente Ribeiro.

Em fevereiro, nas voltas às aulas, será realizado o Papo di Rocha, que faz parte do Conquistando a Liberdade e tem como objetivo conscientizar os estudantes das escolas da rede estadual de ensino sobre a importância de uma cultura de paz e prevenção visando a não violência no ambiente escolar. O projeto é considerado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como referência na reinserção social de detentos no país.

Parceria – A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) também participa do Conquistando a Liberdade através do projeto “Asas Verdes”, desenvolvido pela Diretoria de Agricultura Familiar (Diafam).

Os internos são orientados pelos técnicos da secretaria e estão ajudando na implantação da ação chamada de “Cantinho Verde”, que busca a revitalização do ambiente escolar através do estímulo do plantio de mudas e ações voltadas para a consciência ambiental.

“Nós estamos esperando a volta às aulas para receber esses alunos no ‘Cantinho Verde’. Nós casamos muito bem o ‘Asas Verdes’ com o Conquistando a Liberdade. Os internos são maravilhosos e estão nos ajudando muito nesse trabalho”, disse a técnica da Diretoria de Agricultura Familiar, Clarice Leonel.

Esta segunda etapa do projeto ocorrerá após os serviços de limpeza e roçagem do Conquistando a Liberdade. “Estamos esperando a finalização dessa etapa para entrar com o trabalho da Sedap, especificamente da Diafam, que é a parte de plantação de mudas e ornamentação. A ideia é aproveitar esse espaço todo revitalizado e incentivar a educação ambiental. Os alunos precisam sentir isso no retorno às aulas”, ressaltou Clarice.

O projeto Cantinho Verde prevê também a realização de aulas extraclasse.