Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ADMINISTRAÇÃO

Seplad ganha novo certificado digital emitido pela Imprensa Oficial

Por Julie Rocha (IOE)
24/01/2020 13h00

A titular de Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), Hana Ghassan, visitou a sede da Imprensa Oficial do Estado para fazer a certificação digital da nova secretaria, criada em novembro de 2019 como resultado da fusão entre as secretarias de Planejamento (Seplan) e de Administração (Sead). A Ioepa é uma Autoridade de Registro, vinculada à Autoridade Certificadora (AC) Imprensa Oficial de São Paulo e ao ICP Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).

“Tivemos que fazer essa nova certificação para começar o funcionamento efetivo desta secretaria, que agora é de Planejamento e Administração e, mais uma vez, fiquei muito impressionada com o atendimento. Quero parabenizar o órgão pela agilidade na prestação de serviço de qualidade”, elogiou ela, que emitiu o e-CNPJ A3 Token, com validade de três anos.

A gestora foi recebida por técnicos e pelo gerente da Certificação Digital, Thiago Campelo, além do presidente da Ioepa, Jorge Panzera e do diretor Administrativo e Financeiro, Robson Marques.

“Muitos gestores têm prestigiado o nosso trabalho, ampliando ainda mais a presença desse serviço importante que nós prestamos. Também demonstra a valorização que o Governo do Pará, como um todo, tem dado a Agência de Registro de Certificação Digital da Imprensa Oficial”, comentou Jorge Panzera.

Ter acesso a determinados tipos de sites referentes a compras, prestação de contas, envio de documentos e assinaturas são algumas das vantagens ao usar a tecnologia da certificação digital, “que vai garantir a segurança em qualquer uma das transações, além de ganhar tempo pela internet e rapidez com os processos por conta da utilização do certificado”, destacou Thiago Campelo, gerente da Certificação Digital da Ioepa.

Segundo ele, o trabalho de divulgação da certificação digital juntos aos órgãos públicos e privados foi realizado ao longo de 2019 e prossegue com a meta de aumentar o número de certificações em 2020, iniciando o processo de interiorização da Imprensa Oficial, com a emissão de certificados e das publicações eletrônicas.

“Tivemos uma busca inicial de pelo menos cinco órgãos diferentes para renovar o certificado que foi feito ano passado, resultando num trabalho bem feito, com o produto entregue de forma correta e confiável e nossa grande meta de 2020 será a expansão desse serviço”.

Já emitiram o certificado digital pela Ioepa, gestores da Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad), Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa), Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer de Belém (Sejel), Fundo Ver-o-Sol, da Prefeitura de Belém, Câmara Municipal de Peixe-Boi e Prefeitura de Curralinho.

Já agendaram o serviço os gestores do Instituto de Perícias Científicas Renato Chaves, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) e Secretaria Municipal de Planejamento de Belém (Sejep).

Certificado - O certificado digital é considerado um importante documento eletrônico que comprova autenticidade de pessoas físicas ou jurídicas, garantindo controle e a segurança das informações nas transações eletrônicas.

São dois tipos de produtos ofertados: o e-CPF, para pessoa física e o e-CNPJ, para pessoa jurídica. Para estes produtos, a Ioepa possui dois tipos de certificados digitais: o modelo A1, gerado e armazenado no computador pessoal, dispensando o uso de cartões inteligentes ou tokens; e o modelo A3, onde os dados são gerados, armazenados e processados em um cartão inteligente ou em Token, permanecendo invioláveis, únicos e com mobilidade.

Serviço: Em Belém, o serviço é feito na travessa do Chaco, 2271, no bairro do Marco, em Belém. A emissão do e-CPF e do e-CNPJ  pode ser feita mediante agendamento, pelos telefones: (91) 4009-7843/4009-7828 ou email: ar@ioe.pa.gov.br. Outras informações no site da Imprensa Oficial.