Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Defesa Civil realiza ações de prevenção contra situações de emergências

A Defesa Civil é um sistema de ações e medidas para situações de emergência pública.

Por Igor Oliveira (SEJU)
24/01/2020 13h57

A Divisão de Apoio Comunitário do CBM é responsável pelas iniciativas de precaução e capacitação diante de cenários emergenciais..

Diante das chuvas intensas que marcam o início de ano no Estado, a Defesa Civil permanece alerta para a ocorrência de desastres como enchentes, inundações e enxurradas. A Defesa Civil é um sistema de ações e medidas articuladas entre as esferas municipal, estadual e federal para prevenção, resposta e reconstrução em situações de emergência pública. No Pará, ela é uma atribuições do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), que realiza monitoramento e treinamento das defesas civis municipais.

A coordenadora da divisão, a tenente-coronel Cilea Mesquita, explica que é realizado um cronograma de atividades ao longo do ano, preparando o município caso aconteça uma crise que afete a população.

Tenente-coronel Cilea Mesquita.

“Para as ações a serem realizadas antes da emergência pública, a Defesa Civil Estadual elabora um planejamento considerando as fases de prevenção, mitigação e preparação. A colaboração de cada município é fundamental nessa parte”, explica a  tenente-coronel Cilea Mesquita.

Ações de prevenção são aquelas realizadas com o objetivo de evitar transtornos à população, como campanhas de conscientização sobre o descarte adequado de lixo urbano. A fase de mitigação envolve medidas destinadas a diminuir o impacto de algum problema (a construção de arreios em uma orla afetada pela erosão, por exemplo). Por fim, a preparação consiste em atividades de capacitação técnica e simulação para emergências. Em 2019, foram 508 agente estaduais e municipais capacitadas pela defesa civil.

A tenente-coronel Cilea Mesquita ressalta que o atuação da Defesa Civil Estadual é relacionada ao plano de contingência elaborado por cada município. “Cada cidade precisa fazer seu plano, que é imaginar cenários emergenciais a partir da realidade do município e como vai utilizar os recursos disponíveis nessa situação. Vagas em hospitais, quantidade de ambulâncias e equipamentos para obras são exemplos de fatores que devem ser considerados”. A orientação sobre planos contingenciais é uma das principais ações de preparação da Divisão de Apoio Comunitário para os municípios do Estado.  

Sistema de Informações - Além dos planos de contingência, é importante que cada município esteja capacitado para utilizar o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), que integra diversos produtos e informações com o objetivo de conferir qualidade e transparência à gestão de riscos e desastres no Brasil.

“Quando o gestor entende que o município não tem condições de lidar sozinho com a crise, ele pode decretar estado de emergência pública para que os poderes estadual e federal colaborem para resolver aquele problema o quanto antes. Mas não é uma resolução que tem aplicação imediata, pois é preciso que passe pela avaliação dos técnicos do S2ID. Por isso é importante que os agentes municipais conheçam os critérios para solicitar recursos emergenciais e saibam preencher o sistema”, reforça Cilea.

Enchentes e inundações são as ocorrências mais frequentes no Pará que exigem atuação imediata da Defesa Civil, mas também há crises como estiagem, incêndios e endemias que precisam da resposta do Corpo de Bombeiros. “Qualquer situação em que o prejuízo humano é considerável faz parte do campo da Defesa Civil”, explica Cilea.

Outras atribuições incluem avaliação e cadastro de pessoas que necessitam de apoio imediato após um desastre, como vítimas de incêndio que precisam de cestas básicas ou do benefício do Cheque Moradia. No ano passado, 12 mil kits humanitários foram distribuídos pelo CBM.

Serviço - Para entrar em contato com a Defesa Civil é preciso ligar para 193 (Corpo de Bombeiros). Outro serviço em destaque é o SMS com mensagens de alerta. Através do número 40199, a pessoa manda o seu CEP por mensagem de texto para esse nº e já fica cadastrado a receber as informações da sua cidade.