Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DEDICAÇÃO

Curso de “Cuidador de Idoso” tem início no Jurunas

O curso faz parte das atividades desenvolvidas pelo Programa Territórios Pela Paz (TerPaz) do Governo do Estado.

Por Jeniffer Galvão (SECTET)
27/01/2020 14h21

Como os demais alunos, Márcio Brito e Viviane Cardoso estavam atentos às explicações sobre os detalhes do funcionamento do curso “Cuidador de Idoso” que começaram a fazer nesta segunda-feira (27) na escola estadual Camilo Salgado, no Jurunas. O curso é realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet). 

“Eu agradeço a oportunidade de poder aumentar meus conhecimentos na profissão e melhorar a minha colocação no mercado de trabalho, cada vez mais competitivo”, diz Márcio, que já atua na área de cuidados com idosos. Viviane também já trabalha como cuidadora e se inscreveu no curso para acrescentar à sua prática conhecimentos mais aprofundados, principalmente em relação à saúde dos mais velhos.

Rubens Sanches, representante da Sectet, recepcionou a turma em nome da secretaria e do governo. Ele enfatizou a importância de todos aproveitarem ao máximo o curso, evitando faltar às aulas, que serão realizadas de segunda a sexta, das 8h às 12h. “Aproveitem essa oportunidade que o governo do estado traz para vocês. Oportunidade de ter uma formação de qualidade que vai abrir as portas do mercado nessa área que tem crescido muito”, frisou Rubens.

Atenção à saúde - Por aproximadamente dois meses – até o dia 25/03 – os 25 selecionados para fazer o curso assistirão às aulas das técnicas do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), as enfermeiras Celice Xavier e Cristiane Santos. Celice explicou aos alunos como o curso funciona, qual o conteúdo programático e as formas de avaliação da turma.

Os alunos terão aulas de como estimular a independência e a autonomia dos idosos para que tenham melhor qualidade de vida e como fazer o acompanhamento das atividades diárias deles, inclusive com noções de atendimento básico à saúde, como verificar a pressão arterial, por exemplo. “E não apenas ver se a pressão está alta ou baixa, mas entender o que isso significa e como agir, saber o que fazer nessas situações”, ressaltou Celice.

Karoline Lima, gerente da Coordenação de Formação Inicial e Continuada da Sectet, ressalta que outros cursos serão ofertados pela secretaria este ano nos territórios atendidos pelo TerPaz. “Nosso objetivo é levar oportunidade de formação profissional para as pessoas em seus próprios bairros, ambiente onde já convivem e têm familiaridade”, destaca Karoline.