Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CERIMÔNIA

Sectet entrega certificados de cursos de qualificação profissional realizados por meio do TerPaz

Os cursos realizados pela Sectet são ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Por Jeniffer Galvão (SECTET)
28/01/2020 15h23

Vestida a caráter, Polliane Machado dos Santos, expressou a satisfação em ter feito o curso de Garçom/Garçonete, ofertado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), por meio do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), do governo do estado.

“Vim a caráter para demonstrar que o curso abriu oportunidade de trabalhar. Por essa oportunidade eu agradeço a todos os envolvidos em nome da nossa turma”, disse Polliane, que fez o curso no bairro da Terra Firme, em Belém.

Polliane dos Santos era só satisfação no olhar com a conclusão do curso ofertado pela Sectet.

O discurso rápido e emocionado foi feito durante a cerimônia de entrega dos certificados, realizada nesta terça-feira (28), no Teatro Waldemar Henrique, onde estavam reunidos todos os que fizeram os curso de Formação Inicial e Continuada para Jovens e Adultos nos territórios atendidos pelo TerPaz em 2019.

O titular da Sectet, Carlos Maneschy, destacou o protagonismo das pessoas, a maioria jovens, que estavam recebendo a certificação.

“Vocês são as estrelas dessa manhã. Tenho a certeza de que essa será a primeira etapa de uma vida de sonhos realizados. Desejo sucesso a todos vocês”, disse ao incentivar que todos deem continuidade à formação, à qualificação profissional.

Oportunidade para todos - O secretário ressaltou a capacidade visionária do governador Helder Barbalho ao idealizar e implementar o TerPaz, com ações integradas dos órgãos de segurança pública e demais instituições do governo. Carlos Maneschy ressaltou que as ações de segurança “são o primeiro passo para a redução dos índices de violência urbana, como os dados têm demonstrado. O segundo passo, estratégico e decisivo para manter um ambiente de paz, é dar oportunidade para todos”, enfatizou referindo-se à oferta de cursos de qualificação profissional e outras ações sociais levadas aos sete bairros atendidos pelo TerPaz.

A gerente do Centro de Educação Profissional do Senac em Belém, Brenda Fortes, agradeceu a parceria que possibilita ter mais profissionais habilitados ao mercado de trabalho. “Além do perfil técnico, trabalhamos o aspecto humano e crítico para que possam influenciar positivamente o mercado”, destacou.

Compromisso – A coordenadora do TerPaz na Cabanagem, em Belém, Marisa Lima, falou em nome das demais coordenadoras dos territórios. Ela agradeceu o compromisso da Sectet em promover a qualificação profissional por meio do Programa. “É a garantia do direito de inserção no mercado de trabalho. Éramos abandonados e agora temos a presença do estado”, declarou.

A secretária adjunta da Sectet, Edilza Fontes, ressaltou que não se pode resolver os problemas sociais sem dar oportunidade para que as pessoas possam garantir a sua própria sobrevivência e de suas famílias. “A construção da paz é uma ação conjunta de toda a sociedade, que precisa estar motivada. O TerPaz traz essa motivação e juntos, governo, diretores de escolas, lideranças comunitárias e moradores, vamos trabalhar para tornar realidade o sonho de uma sociedade mais justa e igualitária”.

Inclusão – Stephanye Brito Ricardo, deficiente auditiva, foi a representante da turma do curso de Design de Sobrancelhas e Embelezamento de Cílios, realizado no bairro do Benguí, em Belém. Ela foi ao palco acompanhada da tia dela, Keiciany Ricardo Moreira, que fez a tradução da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Stephanye falou da alegria em ser aceita no curso e poder ter uma qualificação profissional. Ela agradeceu a oportunidade.

Keiciany relatou a dificuldade em encontrar cursos para a sobrinha, pois não há tradutor de Libras e não a aceitavam na sala de aula para fazer a tradução. “Quando fomos tentar a inscrição no curso, eu fui aceita na turma para fazer a tradução das aulas para a Stephanye. Agradecemos muito a oportunidade”.

Em nome da turma de “Atendente de Farmácia”, em Marituba, Jamile Travassos, destacou que o curso “resgatou sonhos e principalmente valores. Esperamos que a cada dia os índices de violência caiam e as oportunidades para a população cresçam”.

Receberam os certificados cerca de 250 pessoas que participaram de dez cursos realizados nos sete bairros atendidos pelo TerPaz: Benguí, Cabanagem, Guamá, Jurunas e Terra Firme, em Belém; Icuí, em Ananindeua; e Nova União, em Marituba.