Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO

Governo entrega cheque moradia para mais de 230 famílias em Igarapé-Açu

Priorizando a transparência e a ética, o benefício agora chega para os que mais precisam de melhores condições de habitação

Por Jackie Carrera (SECOM)
28/01/2020 17h11

O governador Helder Barbalho, outras autoridades e contemplados pelo cheque moradia em Igarapé-AçuMais de 230 famílias da zona rural de Igarapé-Açu, município do nordeste paraense, receberam na tarde desta terça-feira (28), o benefício do cheque moradia, em solenidade com a presença do governador Helder Barbalho e de outras autoridades. A moradora Helen Patrícia de Brito, uma das contempladas, foi ao Ginásio Esportivo Daniel Almeida, no centro da sede municipal, e recebeu do governador a segunda parcela do cheque moradia. O ginásio ficou lotado de pessoas que viram mais 238 famílias ganharem o acesso a uma residência digna.

Helen Patrícia, que ainda mora em uma casa feita de barro, contou que não vê a hora de continuar as obras da casa nova. "O chão, agora, vai mudar; vou poder colocar lajota. E o banheiro principalmente, que é ruim porque fica no fundo do quintal, vou passar a ter um banheiro melhor dentro de casa. Vai mudar bastante pra gente", disse a dona de casa, que mora com o marido e dois filhos.Mulheres mantenedoras do lar estão entre os segmentos priorizados pela Cohab

Adler Silveira, presidente da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), destacou o investimento de quase R$ 1,5 milhão feito pelo Estado para oferecer o cheque moradia a moradores de Igarapé-Açu, priorizando sobretudo idosos, mulheres mantenedoras do lar, pessoas doentes, de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. "As diretrizes do Governo sempre reforçam e valorizam a política pública de habitação, e todos os esforços estão sendo feitos para dar dignidade a essas famílias. São pessoas que precisam do benefício, e que irão passar a outro patamar de vida através desse benefício", enfatizou o gestor.

O governador Helder Barbalho e o coral infantil que o recebeu no municípioParcerias - Helder Barbalho, que foi recebido com apresentação de banda de música e coral infantil, reafirmou o compromisso de continuar melhorando as condições de vida da população de Igarapé-Açu. "O meu desejo, inclusive, é dar tranquilidade política para o município. O Governo está à disposição de ajudar a cidade de Igarapé-Açu a crescer e se desenvolver. Fazer parcerias para que a população consiga realizar seus sonhos, como o que fazemos hoje aqui", reiterou o governador.

E morar com qualidade e dignidade é um sonho antigo para as famílias beneficiadas.Ana Maria Silva, agricultora da Colônia de Cumaru, na zona rural, disse ter ficado feliz ao receber o cheque moradia. Depois de anos vivendo em uma casa de barro, agora ela vai construir em alvenaria. "Eu só tenho a agradecer. Queria há muito tempo fazer isso, porque eu trabalho na roça. Então, não tínhamos condição de comprar o material e construir a casa. Agora vou realizar meu sonho", afirmou a agricultora.Ana Maria Silva, agricultora da Colônia de Cumaru, é uma das beneficiadas

Outro morador da mesma colônia também contemplado foi Reginaldo de Sales. "Com a primeira parcela fizemos a fundação. Mas faltava fazer o resto. E a gente que trabalha na colônia só trabalha pra sobreviver; não sobra. E esse recurso veio em boa hora pra eu realizar esse sonho", disse Reginaldo.

Transparência - Helder Barbalho reforçou a transparência e a ética na condução do Programa Cheque Moradia, e orientou os beneficiados quanto ao uso adequado do benefício. "Parabenizo a equipe da Cohab que veio aqui fazer a vistoria para liberar a segunda parcela, garantido que o recurso irá mesmo pra quem precisa. E reforço que todos usem esse valor para construir ou reformar suas casas, e não para outro tipo de uso, porque é crime. No nosso Governo fazemos a entrega dos cheques para toda a população da cidade ver. Porque no passado esse programa fazia troca eleitoreira por voto. No meu Governo não aceito isso", enfatizou o governador.Reginaldo de Sales vai dar continuidade às obras da nova casa

Outra novidade bem recebida pelos moradores do município foi a reformulação do Programa Cheque Moradia, que deve ampliar os recursos, para incluir custo com mão de obra. "Isso foi um compromisso que formamos em campanha, e agora vamos cumprir para desenvolver ainda mais a economia e gerar emprego", reiterou Helder Barbalho.

Também participaram do ato de entrega do benefício social a primeira-dama Daniela Barbalho; os deputados estaduais Paula Gomes e Junior Hage; o prefeito de Igarapé-Açu, Eni Costa, e a ex-prefeita, Sandra Uesugi.