Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E CIDADANIA

Castanhal é contemplada com serviços no dia do aniversário da cidade

Cerca de 10 órgãos estaduais atuaram na grande ação, que beneficiou toda a comunidade

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
29/01/2020 09h40

Parque de Exposições ficou lotado de pessoas em busca de atendimentoCentenas de pessoas aproveitaram a programação de aniversário de Castanhal, cerca de 70km da capital paraense, para ir em busca dos diversos serviços gratuitos ofertados na terça-feira (28), na Ação Cidadania, do governo do Estado, realizado no Parque de Exposições, através da Fundação ParáPaz. O Hemopa foi um dos órgãos participantes e esteve presente com sua unidade móvel. No total foram coletadas 34 bolsas de sangue e quatro doadores entraram para o Registro Nacional de Doadores de Medula óssea (Redome).

A ação beneficiou muitos moradores, até os que moram mais distantes. Leila Pantoja, 47, veio da agrovila São Raimundo, próximo à Castanhal, para receber orientação através do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “Quero abrir uma área de lazer e uma loja de roupas e não sabia por onde começar. Anotei todo o passo a passo e agora não perco mais tempo procurando o que fazer pra dar entrada no meu negócio”, comemorou Leila, que sonha em construir algo próprio.

Emissão de documentos foi um dos serviços mais procuradosA emissão de documentos foi um dos serviços mais procurados, principalmente a carteira de identidade. O atendente de uma loja de calçados, Alexandre Matos, trouxe a filha pequena para tirar a primeira via do documento. “Geralmente, a gente aproveita o feriado pra descansar, mas não podia deixar passar essa oportunidade com tudo isso de graça pra fazer”, contou o rapaz.

“Foi uma satisfação presentear o município dessa forma, trazendo órgãos do governo para atender às demandas da população nesse dia tão especial”, comentou a presidente da Fundação ParáPaz, Ray Tavares.

Consultas médicas, aferição de pressão arterial, entrega de kit de higiene bucal estiveram entre os serviços ofertados, além de testes rápidos de sífilis, HIV, hepatite B e C. A comunidade também recebeu atendimentos estéticos e orientação sobre Cheque Moradia.

Hemopa esteve presente com sua unidade móvelDoação de Sangue

"Esta ação conjunta com diversos órgãos é de suma importância para Castanhal. É uma forma de integrar serviços públicos e de extrema necessidade para o cidadão. O Hemopa tem um papel importante na assistência à saúde, com a captação de doadores de sangue para abastecer a rede hospitalar. Estamos aqui para oferecer nossa estrutura e, como estamos próximo do carnaval, precisamos ter o estoque abastecido para atender a comunidade", ressaltou o gestor do Hemopa Castanhal, Daniel Andion.

E foi em clima de festa e generosidade que o guarda municipal Oseias dos Santos foi o primeiro a doar sangue durante a ação. “O comando sempre nos incentiva, mas aproveitei este momento que estou com meu filho para mostrar como é o processo e incentivá-lo a ser um doador quando tiver idade", disse.

População teve acesso à serviços estéticos, como corte de cabeloDurante a ação, a equipe do Hemopa Castanhal atendeu 39 voluntários. Gisely Souza, 23, estava doando sangue pela primeira vez. “Desde os 15 anos queria doar e hoje consegui fazer a minha primeira doação. Não estou precisando, mas um dia posso precisar, então, é importante contribuir enquanto a gente pode".

O Hemocentro Regional de Castanhal tem 34 anos de história e, atualmente, atende as demandas de cinco hospitais e mais agências transfusionais, nos municípios de Paragominas e Tome-Açu. O trabalho de captação de doadores é realizado com 49 cidades da região nordeste do Pará. No ano passado, mais de sete mil doadores voluntários compareceram ao Hemopa Castanhal para praticar este ato solidário que é a doação de sangue.

Parceiros – Participaram da ação as secretarias de Estado de Saúde Pública (Sespa); de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster); Segurança Pública (Segup), além da Fundação Hemopa, Defensoria Pública, Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) e Companhia de Habitação do Pará (Cohab) também apoiaram na prestação de serviços.

Texto: Nathália Mota (ParáPaz) e Ana Cristina Campos (Hemopa)