Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROGRAMAÇÃO

Adepará promove Dia D da defesa agropecuária paraense

Ação vai ocorrer no próximo dia 11 de fevereiro, em todos os escritórios regionais do órgão

Por Monique Hadad (UEPA)
04/02/2020 09h40

Serão ofertados 80 treinamentos, envolvendo, aproximadamente, 200 servidores simultaneamente e 1.600 produtoresA Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) organiza uma extensa programação que vai reunir todos os escritórios regionais do órgão. É o chamado Dia D da defesa agropecuária paraense, programado para ocorrer ao longo do dia 11 de fevereiro. A proposta é promover treinamentos, cursos e palestras voltados a produtores rurais e agricultores familiares, em todo o Estado. A inscrição é gratuita e pode ocorrer até sexta-feira (7), durante o horário comercial, nos escritórios da Adepará.

Serão 80 treinamentos, envolvendo, aproximadamente, 200 servidores simultaneamente e 1.600 produtores. No Dia D, todos os escritórios da Agência estarão de portas abertas para oferecer capacitação aos participantes. Entre os cursos ofertados, estão: “Programas sanitários: raiva, aftosa, brucelose e tuberculose em bovinos e anemia e mormo em equinos”, “Brucelose, campanha de vacinação e procedimentos para vacinação do rebanho”, “Passo a passo para regularizar sua agroindústria”, “Como obter o selo artesanal nas áreas animal e vegetal”, “Como utilizar o Siapec 3”, além de atividades sobre avicultura, produção de farinha, açaí e queijo.

O diretor-geral da Adepará, Geovanny Farache, afirmou que a proposta do Dia D é “aproximar a prestação de serviços públicos aos produtores rurais, potencializando resultados”. Conforme Farache, a programação também objetiva facilitar o acesso a informações e estabelecer novas parcerias com representantes sociais e instituições.

“Nosso objetivo é fazer muito mais com menos recursos, em menos tempo, permitindo que os processos sejam desenvolvidos de forma eficiente” - Geovanny Farache, diretor-geral da Adepará.

Foco dos treinamentos, cursos e palestras são produtores rurais e agricultores familiaresO evento será uma oportunidade de os servidores da Agência estreitarem ainda mais os laços com os produtores rurais, que contribuem de forma significativa para o fortalecimento da economia do Pará. Além disso, a programação vai possibilitar que seja destacada a importância da Adepará no cenário da agropecuária paraense e nacional. “Demonstraremos, de forma simples e objetiva, como os nossos processos agregam valor ao produtor e transformam as ações em resultados”, destacou o gerente regional da Adepará de Tucumã, Sérgio Benedetti.

Mobilização

Segundo Benedetti, as gerências regionais da Agência estão buscando mobilizar os participantes, como produtores rurais, trabalhadores rurais, sindicatos e secretarias municipais, a fim de promover o maior envolvimento possível durante as atividades. As palestras e treinamentos serão conduzidos por médicos veterinários, engenheiros agrônomos, fiscais estaduais agropecuários, entre outros profissionais.

“Nossa regional realizará, concomitantemente às demais regionais da Adepará, encontros com produtores rurais e outros stakeholders, apresentando quais as oportunidades que nosso órgão oferece para apoiá-los no desenvolvimento de seus negócios, bem como reforçar as questões de defesa sanitária, que viabilizam ações de prevenção e melhoria da qualidade dos produtos e processos constantes nas rotinas dos nossos produtores” - Sérgio Benedetti, gerente regional da Adepará de Tucumã.

A capacitação oportunizada pela Adepará e as demais iniciativas do órgão são planejadas para atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS englobam 17 objetivos e 169 metas elaboradas com o propósito de construir um mundo mais justo, sustentável, igualitário e próspero até 2030.

O Dia D da defesa agropecuária paraense se atrela aos objetivos da ONU, pois busca a promoção de oportunidades de aprendizagem, da agricultura sustentável e do crescimento econômico sustentado e inclusivo. A Agência também atua para alcançar a segurança alimentar e reforçar a necessidade de a sociedade desenvolver padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Para mais informações sobre cursos e horários de atividades, entre em contato com a gerência da Adepará do seu município, enviando e-mail ou ligando para os telefones disponíveis em: http://www.adepara.pa.gov.br/ger%C3%AAncias-regionais