Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Escolas: Estado tem 10 obras prontas e outras 50 em fase conclusiva

Até o mês de abril, cerca de 50 obras em escolas serão entregues

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
07/02/2020 11h16

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) deve finalizar obras em cerca de 50 escolas nos próximos três meses. Algumas delas já estão prontas para ser entregues em Belém e no interior do Estado. Outras estão na reta final com prazo para ser entregues à comunidade escolar até o próximo mês de abril. São obras de grande porte com espaços pedagógicos e de convivência que vão proporcionar aos professores melhores condições de trabalho e aos alunos a ambiência necessária à aprendizagem.

Escola Bertoldo Nunes

Na capital do Estado e nos municípios de Salinópolis, Cachoeira do Piriá, Vigia, Salvaterra e Ipixuna do Pará, 10 escolas estão com obras concluídas e deverão ser oficialmente entregues pelo Governo do Estado nos próximos dias. Entre elas, estão as Escolas Aracy Alves Dias, Adriano Gonçalves, Bertoldo Nunes, Professor Ademar Nunes Vasconcelos e Irmã Agnes Vinquier.

Em Santarém, pelo menos três unidades de ensino devem ficar prontas neste início de ano. As Escolas Antonio Batista Belo de Carvalho, Pedro Álvares Cabral e Maria Uchôa Martins estão sendo reformadas e ampliadas com investimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Juntas, vão beneficiar 1.260 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio. Para a comunidade escolar, o momento é de grande expectativa. “Essas escolas estavam há muitos anos sem reforma, prejudicando o andamento do ensino. A reestruturação é um grande incentivo e a expectativa é que os alunos melhorem o aproveitamento na sala de aula”, afirma o gestor da URE 5, de Santarém, professor Francisco Costa.

Escola Antonio Batista Belo de Carvalho - SantarémEm Belém, as Escolas Estaduais Alzira Teixeira, no bairro da Condor, e Camilo Salgado, no Jurunas, ficarão prontas em breve. Há mais de cinco anos, docentes e alunos convivem em um espaço improvisado na Escola Alzira Teixeira, já que a obra chegou a ser paralisada em 2017 e 2018. Orçada em aproximadamente R$ 3 milhões, a reforma foi acelerada em 2019 e está prevista para ser concluída em março. A nova unidade contará com uma quadra esportiva, espaço para a prática de Ballet, rampa de acesso, banheiros adaptados e biblioteca, dentre outros espaços de ensino. “Após o início das obras houve uma maior procura de alunos. A escola virou referência no bairro no atendimento a crianças especiais”, comentou a diretora Mônica da Costa.

Já a Escola Camilo Salgado estava bastante deteriorada com o teto comprometido, telhas quebradas e goteiras. Os azulejos do piso e paredes estavam soltando e não havia banheiro para pessoas com deficiência (PcD). A obra é orçada em mais de R$ 2 milhões, e a unidade teve 100% do telhado, piso, estrutura hidráulica e elétrica reformados. Além disso, a reforma contemplou a construção de um auditório, banheiros e pintura geral.

Escola Camilo Salgado - Belém Expectativa maior vive a comunidade da Escola Estadual de Ensino Médio Irmã Dulce, de Parauapebas. Há seis anos professores, técnicos e alunos tiveram que passar para um prédio alugado. Em 2017, a previsão era iniciar a reforma com prazo de término em 120 dias, mas a obra parou por diversas vezes. Equipes da área de logística escolar da Seduc visitaram a escola e o contrato foi retomado recentemente. Segundo a Diretoria de Recursos Técnicos e Mobiliários (DRTI) da Secretaria, a previsão é concluir a obra até o próximo mês de abril.