Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Terra Santa recebe escola estadual totalmente reconstruída e ampliada

Mais de 900 alunos serão beneficiados com a nova unidade de ensino do município

Por Raphael Graim (VICE-GOV)
07/02/2020 17h30

Estudantes agradecem a entrega da unidade de ensino ao governador Helder Barbalho“Foi um dia muito emocionante. Hoje senti que o Governo é para todos, com honestidade e transparência”. O depoimento do jovem Arthur de Almeida, 18, representa o sentimento dos mais de 900 alunos e dos moradores do município de Terra Santa, no extremo Oeste do Pará, que receberam, nesta sexta-feira (7), a Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Cândido Machado, totalmente reconstruída e ampliada.

A unidade de ensino é a segunda entregue pelo governo do Estado em 2020 e a 30ª desde o início da gestão. A escola tem um significado muito especial para comunidade, não apenas por ser a única escola estadual de ensino médio no município, mas por ter sido uma reivindicação dos alunos que tanto precisavam deste espaço.

Em junho de 2019, quando o governador foi até Terra Santa entregar o Terminal Hidroviário da cidade, um grupo de estudantes pediu para conversar com o chefe do Executivo do Estado. Na ocasião, eles solicitaram que as obras da Escola Antônio Cândido fossem retomadas e o pedido foi aceito. Naquela oportunidade, quem falou em nome dos alunos foi Arthur, que hoje viu a concretização do seu sonho.

Acompanhado de autoridades, chefe do Executivo Estadual visita as novas instalações da escola“O primeiro encontro foi em junho e nós não sabíamos como reivindicar a reforma do colégio. Então, fizemos um documento e levamos ao governador Helder. Estou me sentindo realizado, tive essa atitude por todos os alunos que estudam aqui e estou muito honrado por enxergar um futuro brilhante pra quem está estudando agora”, contou Arthur, hoje formado pelo colégio.

Para o governador Helder Barbalho, trabalhar pela educação e devolver o sentimento de pertencimento a cada morador do Pará é algo fundamental na construção de um Estado melhor.

“Muito feliz de cumprir com aquilo que eu acordei com todos os alunos da escola Antônio Cândido e, acima de tudo, reafirmar o nosso compromisso de investir em educação. Vamos garantir que ela possa transformar esse Estado e o futuro dos nossos jovens. Sabendo que o desafio é enorme, mas a vontade de vencer é maior, vamos fazer com o que a educação em todo Estado seja valorizada”, afirmou o governador.

Reforma – Os docentes agora podem contar com nove salas de aula, todas climatizadas, assim como laboratórios multidisciplinar e de informática, biblioteca, sala de vídeo, dois bicicletários e área de recreio coberta. O bloco administrativo também foi totalmente reformado, além de banheiros e vestiários, adaptados para pessoas com deficiência. A quadra poliesportiva está em fase de final de reforma, para a conclusão da cobertura.

Unidade agora tem nove salas de aula, todas climatizadas, além de laboratórios multidisciplinar e de informáticaPara o aluno Danilo Henrique, 16, retornar ao prédio original é uma sensação única e um estímulo para seguir estudando. “Indescritível a emoção em já estarmos no nosso prédio próprio. Foi uma luta nossa, dos funcionários e gestores, e o governador Helder prometeu que faria de tudo pra que o ensino de Terra Santa melhorasse. Hoje ele está aqui cumprindo e temos um estímulo ainda maior para aprender cada vez mais”, disse o estudante.

O diretor Joaquim Marialva, responsável pela gestão dos quase mil alunos da Escola Antônio Cândido Machado, ressaltou a importância deste espaço no município.

“Eu que trabalho aqui há 10 anos tenho um sentimento de muita emoção. Ganhamos uma escola bonita e com a estrutura toda revitalizada. Tenho certeza que a comunidade e os jovens vão gostar muito, até porque foi um pedido deles direto ao governador. É um momento de muita alegria e emoção, também pelo histórico que a escola tem em Terra Santa, de formar muitos jovens talentos durante todo esse tempo” - Joaquim Marialva, diretor da escola.

Terra Santa foi a segunda parada da comitiva do Governo durante os próximos dois dias, que segue por mais nove municípios da Calha Norte, levando benefícios e melhorias na qualidade de vida ao povo paraense.