Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Prioridade do Governo é ter escola pública de qualidade, afirma nova secretária

Titular da Seduc reuniu com gestores de USEs para tratar sobre a implementação de políticas educacionais

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
13/02/2020 11h25

Elieth de Fátima Braga (de preto), secretários adjuntos e equipe técnicaA prioridade do governo do Estado é melhorar os indicadores educacionais e garantir escola pública de qualidade. A afirmação é da secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, durante reunião com gestores de USEs, realizada na manhã de quarta-feira (12), na Casa Civil da Governadoria. À frente da Seduc desde a última segunda-feira (10), a nova titular pediu empenho de todos os gestores na implementação das políticas educacionais.

“Vamos dar continuidade ao que já foi iniciado, mas precisamos trabalhar com mais ênfase na análise de desempenho e monitoramento dos resultados” - Elieth de Fátima Braga, secretária da Seduc.

A reunião contou com a presença dos secretários adjuntos e equipe técnica que explanou os principais desafios de cada área da Seduc. O coordenador do Censo Escolar, Evandro Feio, fez uma síntese dos indicadores da educação básica do Pará. Com dados que colocam o Estado em uma situação de desvantagem no cenário nacional, a Seduc tem como principais desafios o combate à evasão escolar, à infrequência, redução da distorção idade/série e elevação da taxa de aprovados, dentre outros.

Gestores fizeram considerações sobre os desafios expostos pela titular e enfatizaram o trabalho que já realizam desde 2019Durante o encontro, os gestores fizeram considerações acerca desses desafios e enfatizaram o trabalho que já realizam desde 2019 na busca ativa dos alunos infrequentes. Na ocasião, a secretária pediu esforços de todas as equipes de escolas na inserção dos dados da segunda etapa do Censo Escolar 2019 no sistema EducaCenso, referente a movimento e rendimentos dos alunos. O prazo ideal para o cadastro das informações é até o final deste mês.

TerPaz – Outro ponto de destaque abordado pela secretária Fátima Braga é o envolvimento das USEs  nos territórios de atuação do TerPaz, programa prioritário do governo do Estado, que busca levar cidadania e redução da violência a áreas de grande vulnerabilidade social.

“É um programa de grande apelo social e que acontece dentro das nossas escolas. Portanto, devemos ser um braço forte do governo, termos mais envolvimento com ações que coloquem o aluno e suas famílias no centro dos resultados”, enfatizou a nova titular.