Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Governo entrega importantes obras de infraestrutura e cheques moradia em Ourém

Além de benefícios sociais, governador entregou o Hospital Municipal, novo prédio da Secretaria de Assistência Social e assinou três convênios

Por Lucila Pereira (HC)
14/02/2020 00h05

Laura Cardoso, 73 anos, ao lado do governadorA aposentada Laura Cardoso, 73 anos, mora na Vila do Puraquequarinha, zona rural de Ourém, nordeste do Estado, e sempre sonhou em reformar sua casa, que é de taipa (barro). Hoje, com a entrega da 2ª parcela do cheque moradia, o que era sonho irá se concretizar. "Agora vou fazer o telhado e terminar o que falta. Já não via a hora. Minha casa estava velhinha, de barro, pois a madeira estava podre e ela caiu e se destruiu. Eu não tinha condições de levantar sem o benefício", contou a aposentada.

Nesta quinta-feira (13), o Governo do Estado, por meio da Companhia de Habitação do Estado do Pará (COHAB), entregou a segunda parcela de 41 cheques moradia para moradores de Ourém, no nordeste do Estado. Ao todo, foram entregues mais de R$ 250 mil. Sete pessoas receberam o benefício diretamente das mãos do governador do Estado, Helder Barbalho, durante cerimônia realizada na quadra esportiva no centro da cidade.

Entrega de cheques moradiaO presidente da Cohab, Adler Siqueira, que também participou do ato, falou sobre a importante de trabalhar com políticas públicas de habitação. "O governador sempre frisava, desde a época da campanha, que um dos pilares seria mudar a política de habitação no Pará, trazendo dignidade para as famílias e principalmente qualidade de vida para quem necessita desse instrumento que é o cheque moradia, é o que estamos fazendo hoje".

Beneficiários - Os contemplados com o benefício são famílias em estado de vulnerabilidade social, idosos e portadores de necessidades especiais. Algumas famílias são oriundas de vilas rurais residentes em casas de taipa. O cheque moradia é um dos programas sociais da Cohab, que beneficia famílias de baixa renda com o acesso a recursos para construção, ampliação ou reforma da casa.

Quem também foi contemplada com o benefício foi Tereza Lemos, de 65 anos, que precisou morar em casa de parentes enquanto não conseguia terminar a construção de sua residência. "Enquanto a casa estava em obra eu passei a morar na casa da minha sobrinha agora com essa parcela eu vou terminar o que ficou parado. Se eu pudesse, iria hoje mesmo para lá mesmo sem estar pronta. Mas logo volto para minha casa, se Deus quiser", comemorou.

Hospital Municipal Luís Carlos de Souza

O governador Helder Barbalho também inaugurou o Hospital Municipal Luís Carlos de Souza, que foi reformado e ampliado por meio de uma parceria entre Governo e Prefeitura Municipal. Ele visitou o novo espaço e conheceu os mais de 20 leitos (pediátrico, cirúrgico, pré-parto, clínico masculino e feminino e isolamento) disponíveis no local, além da "sala vermelha", onde foi construída uma sala de semi intensidade. O hospital atende casos de média complexidade, realizando cirurgias eletivas e de pequeno porte. A demanda é aberta e o hospital atende pacientes de municípios próximos.

"Nós temos buscado trabalhar por todos os municípios do estado, compreendendo a necessidade de colaborar para investimentos em saúde, educação, assistência, proteção social, infraestrutura, esporte e lazer, e é isso que nós estamos fazendo aqui em Ourém, com a recuperação do hospital, com construção de praça, ginásio esportivo, infraestrutura e pavimentação de bairros, olhando pela cidade e também levando o investimento às vilas e comunidades rurais. E é desta maneira que nos vamos prosseguir, trabalhando por Ourém e por todo Pará", discursou Helder Barbalho.

A agricultora Maria Luana precisou levar a filha de 3 anos para tratar uma infecção intestinal. Ela conta que a estrutura oferecida agora garante qualidade de atendimento. "Está muito melhor do que antes. Não havia estrutura pra gente vir, não tinha ar condicionado, a gente tinha que trazer ventilador. As colchas de cama a gente que trazia para colocar nas camas, hoje em dia tem. Eu gostei muito", relatou.

A secretária municipal de Saúde de Ourém, Elaine de Sousa, comentou que agora o hospital tem, de fato, estrutura para continuar atendendo os pacientes de Ourém com a parceria do Governo do Estado. "Hoje a estrutura do hospital é melhor para o município e para o usuário. Hoje a gente tem a ‘sala vermelha’, que é a sala de estabilização que antes o município não tinha. O Governo do Estado cedeu esses equipamentos e hoje a gente pode sim atender um paciente grave que chega ao município”.

Participaram da cerimônia de entrega o vice-governador do Estado, Lúcio Vale; o prefeito de Ourém, Valdemiro Fernandes Coelho Júnior; o presidente do Banpará, Braselino Assunção; o secretário de desenvolvimento de obras públicas, Rui Cabral; e as deputadas estaduais Ana Cunha, Renilce Nicodemos e Diana Melo.

Infraestrutura - Na ocasião, o governador também entregou o novo prédio da Secretaria de Assistência Social do município. Durante a cerimônia, crianças e jovens da banda musical do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Ourém fizeram uma apresentação ao governador cantando o hino do município.

O chefe do executivo também entregou a nova quadra coberta esportiva da cidade. O espaço fica bem no centro de Ourém e é mais uma opção de lazer para os moradores.

Investimento - O governador do Estado assinou ainda três convênios com a Secretaria de Desenvolvimento de Obras Públicas do Estado (Sedop) e com a prefeitura de Ourém para a construção de uma arena esportiva na vila Curuçá, do Centro de Convivência para Idosos, na vila Arraial de Caeté, e para a construção de uma arena esportiva na vila Rio Vermelho.