Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Pará registra primeiro dia sem crimes violentos em 2020

Dados foram levantados pela Segup, por meio da Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac)

Por Aline Saavedra (SECOM)
14/02/2020 09h09

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) não registrou nenhum Crime Violento Letal Intencional (homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte), na quarta-feira (12), em todo o estado do Pará. Os dados foram consolidados e divulgados pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada a Segup, na quinta (13).

O dia sem Crime Violento foi registrado após um dia da apresentação das reduções contabilizadas no mês de janeiro, comparando o mesmo período dos anos de 2018, 2019 e 2020, destacando que o primeiro mês de 2020 registrou o menor índice de crimes violentos dos últimos 10 anos, com menos de 200 ocorrências de CVLI.

As reduções já vinham ocorrendo desde no início do ano passado, após a concretização de medidas preventivas e repressivas, como a operação Polícia Mais Forte, que utiliza viaturas policiais após o horário do expediente administrativo e o pagamento de jornada extraordinária aos agentes, a fim de potencializar a segurança nos períodos apontados como vulneráveis. A prisão de pessoas envolvidas em homicídios em série, investigações qualificadas e o fortalecimento da segurança dentro do sistema penitenciário também refletiram na diminuição da violência, durante o ano de 2019, em especial na Região Metropolitana de Belém. 

Para ter mais dias sem nenhuma ocorrência, aumentar cada vez mais a segurança e a tranquilidade dos paraenses, ações exitosas realizadas na RMB passam também a serem aplicadas no interior do Estado. O objetivo é fazer com que as reduções da violência registradas na Região Metropolitana seja também alcançadas no restante do Pará. 

"Nós estamos implementando, neste mês de fevereiro, a operação Polícia Mais Forte no interior do Estado, nos municípios que necessitavam desse aporte, de maior efetivo, de recurso, para que pudesse pagar jornada extraordinária, utilizar mais as viaturas nos municípios que foram catalogados com essa necessidade" - Ualame Machado, secretário de Segurança Pública. 

Terpaz – Para 2020, haverá também a instalação do programa de Governo Territórios pela Paz em cidades do interior do Pará. Os municípios que receberão as ações são Canaã dos Carajás e Parauapebas, com a parceria da mineradora Vale.

O Terpaz já está em pleno funcionamento em sete bairros da RMB (Cabanagem, Benguí, Guamá, Jurunas e Terra Firme, em Belém, além do bairro Icuí, em Ananindeua, e Centro, em Marituba) que já tiveram ações de ostensividade policial, no primeiro momento, resultando em queda da criminalidade, e da polícia de proximidade, assistência e promoção social, envolvendo diversas pastas estaduais.