Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Pesquisa aponta o Pará entre os seis estados que mais reduziram a criminalidade no País

Por Laís Menezes (PC)
14/02/2020 12h55

O Pará está entre os seis estados brasileiros que mais reduziram os índices de crimes violentos. É o que aponta um levantamento feito pelo portal G1, por meio do "Monitor da Violência". Os dados são referentes ao ano de 2019. No país, a queda atingiu 19%, que de acordo com a pesquisa é a maior redução desde 2007.

Na análise estão contabilizados o número de vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Além do Pará, figuram entre os que mais reduziram os crimes os estados de Roraima, Ceará, Acre, Amapá e Rio Grande do Norte, todos no norte e nordeste do Brasil.

No ano de 2019, o Pará obteve a redução de 30% nos números de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Em 2018 foram 4.063 ocorrências registradas, enquanto que em 2019 foram 2.863, o que representa 1,2 mil crimes a menos. Dos 144 municípios paraenses, 76 reduziram as ocorrências de CVLI durante o ano de 2019.

O crime de feminicídio também apresentou redução de 32% no ano de 2019 em relação ao número computado no ano de 2018. Tendo sido registrados 68 e 46 casos, respectivamente. Uma redução de 22 ocorrências.

De acordo com o secretário de segurança pública do Pará, Ualame Machado, os resultados obtidos pelo Estado se dão por uma série de medidas e políticas públicas adotadas desde o início da gestão.

“Essa redução se deve à política implementada principalmente dos Territórios Pela Paz, na qual mapeamos e identificamos os locais que mais necessitavam do aporte da segurança pública. Além de estratégias específicas de cada força do sistema de segurança, como a policia militar com a operação Policia Mais Forte, que levou mais policiais e viaturas às ruas; a Polícia Civil investigando com mais celeridade; a perícia melhorando a qualidade do trabalho; e um forte controle do sistema carcerário”, explicou Ualame Machado.

Ualame Machado, secretário de segurança pública do ParáEmbora tenha havido redução da média nacional em 2019, nove estados do país apresentaram aumento nos números no último trimestre, segundo o monitor da violência, são eles: Santa Catarina, Rondônia, Bahia, Sergipe, Espírito Santo, Amazonas, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. No caso do Pará as reduções foram computadas em todos os 12 meses do último ano.