Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERPAZ

Atividade esportiva promove inclusão social para crianças e adolescentes

Por Carol Amorim (SEEL)
14/02/2020 14h29

Moradores dos bairros da Cabanagem, do Bengui e do Icuí, na Região Metropolitana de Belém, receberam durante a semana uma oficina de futebol de campo promovida pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). A atividade esportiva e educativa faz parte do Programa de Governo Territórios Pela Paz (TerPaz), e envolveu 78 participantes.

O intuito é possibilitar a associação entre a prática esportiva e valores como convivência social, relações interpessoais, cooperação, união e trabalho em equipe que são base para a construção da cidadania. “A prática do esporte, contribui de maneira relevante para o desenvolvimento físico saudável das crianças e dos adolescentes, além de ser uma ótima oportunidade para ensinar valores importantes que irão ser usados dentro e fora de campo”, ressalta Arlindo Silva, titular da Seel.

Com o olhar atento, Thiago Souza, de 14 anos, observou cada movimento tático do professor com a bola. “Sempre gostei de futebol e o meu sonho é poder me tornar um jogador profissional. Achei muito bom esse trabalho, é uma grande oportunidade para todos nós, já que não é apenas ser ou não ser jogador, mas sim, sermos formados para a vida. Além de ser um incentivo para seguir altos níveis”, disse o participante.

Thiago Souza durante as aulas

Com aulas práticas e dinâmicas simples, as atividades foram ministradas pela equipe do Departamento Técnico de Esporte e Lazer (DTEL). Para o professor Jackson Souza, o futebol proporciona subsídios para o desenvolvimento como cidadão, gerando mais saúde e agregando valores. “A atividade visa dar oportunidade as crianças e jovens se tornarem pessoas melhores por meio do esporte. Já fui atleta de base e sei da falta de oportunidade que muitos jovens passam. Por isso, faço esse trabalho com carinho, pois a intenção é que desta ação saiam grandes jogadores de futebol”, conta o professor.

Jackson Souza

Serviço – Voltada para jovens de 7 a 17 anos que residem nos bairros atendidos pelo programa TerPaz. As aulas acontecerão nas terças-feiras, na Cabanagem, nas quintas no Bengui e nas sextas no bairro do Icuí, sempre no horário de 9h até às 11h. Para participar da atividade é necessário o RG, certidão de nascimento e comprovante de matrícula escolar.