Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FESTA

Carnaval do programa Vida Ativa reúne mais de 4 mil pessoas no Hangar

Ao som das tradicionais marchinhas, baile carnavalesco também escolheu a Rainha das Rainhas da Terceira Idade

Por Carol Amorim (SEEL)
20/02/2020 09h02

Baile carnavalesco do programa Vida Ativa reuniu mais de 4 mil pessoas e contou com a presença do governador Helder BarbalhoNão faltou diversão na vigésima edição do Baile Carnavalesco do programa Vida Ativa na Terceira Idade, promovido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). Mais de quatro mil brincantes participaram da festa realizada nesta quarta-feira (19), no Hangar Convenções & Feiras da Amazônia, em Belém. E quem brilhou no salão de festas foi Luzia de Almeida, de 64 anos, que conquistou o título de Rainha das Rainhas da Terceira Idade.

Luzia de Almeida foi eleita Rainha das Rainhas da Terceira IdadeA grande vencedora esbanjou beleza na passarela. Vestida de "Arlequina Gloriosa", Luzia trazia no corpo pedras e muito brilho. A performance encantou o público e os jurados que observaram atentamente aos critérios como fantasia, coreografia e simpatia. "É uma emoção muito grande participar deste evento. Sempre sonhei com esse momento. O engraçado foi que fiz tudo diferente do que tinha treinado para o desfile", comentou a rainha que faz parte do Grupo Cultural da Melhor Idade Estrela do Mar, em Belém. 

Também foram eleitas as Princesas da Terceira Idade, Mary Telma, que ficou em segundo lugar, representando a Associação dos Idosos do Distrito de Icoaraci (AALID), e Francisca Araújo, em terceiro, do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL).

Para o titular da Seel, Arlindo Silva, o objetivo da festa foi alcançado, que foi levar a alegria, diversão e promover o bem estar dos foliões. “Esta mobilização mostra que o público idoso tem vontade de viver, tem vitalidade, independente da idade. Isso motiva outras pessoas a terem cuidados com a saúde”, disse o secretário. A festa também contou com a presença do governador do Pará, Helder Barbalho.

“Neste momento de oportunizar a integração e elevar a autoestima, fico muito feliz em ver essa grande festa e a felicidade nos rostos e nos olhares de todos. É uma energia espetacular, para que eles possam curtir a vida, com intensidade e com a felicidade integral” - Helder Barbalho, governador do Pará. 

Fantasiados, os idosos reviveram as tradicionais marchinhas carnavalescas ao som das bandas ‘Vingadores do Brega’ e ‘Warilou’. “Recordar os antigos bailes é um sentimento de felicidade. O carnaval não tem idade”, destacou Jacira Palheta, de 74 anos, aluna do polo da Associação dos Servidores da Assembléia Legislativa do Pará (Asalp).

Ação Solidária - Pelo quarto ano consecutivo, a festa teve caráter beneficente. Cerca de 150 fraldas geriátricas foram arrecadas e doadas ao abrigo João de Deus, localizado na Cidade Velha. A instituição católica é dirigida por freiras e abriga 25 pessoas que vivem em situação de abandono nas ruas da grande Belém.

Cerca de 150 fraldas geriátricas foram arrecadas e doadas ao abrigo João de DeusPrograma – O Vida Ativa na Terceira Idade é destinado aos idosos com idade a partir dos 50 anos. Os participantes têm a oportunidade de se envolver em um leque de atividades voltadas para a socialização, arte, cultura, lazer, além da prática regular de atividade física.

Os polos em funcionamento são na Tuna Luso Brasileira, Escola Triunfo,  Associação dos Servidores da Assembléia Legislativa do Pará (Asalp), Estádio Olímpico do Pará – Mangueirão e na Escola Triunfo. As atividades ofertadas incluem hidroginástica, natação, caminhada, ginástica, aerodança, dança, vôlei, alongamento e yoga.